Enunciado

O torquímetro ABC é usado para medir o momento ou torque aplicado a um parafuso quando ele está localizado em A e uma força é aplicada à alça em C. O mecânico lê o torque na escala em B. Se uma extensão AO com comprimento d for usada na chave, determine a leitura na escala necessária se o torque desejado no parafuso em O tiver de ser M.

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está com essa pandemia?? Preparado para voltar?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa determinação de momento, cortante e normal, o cortante é positivo pela direita se ele for para baixo, e que a força aplicada deve ser sempre perpendicular à distância para sabermos o momento.

Quando se analisa o momento, ele é positivo toda vez que estiver girando no sentido anti-horário. Como a gente sabe disso?? Basta usar a regra da mão direita.

M A = F × l  

M o = d + l × F

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

F = M A l

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

M = d + l M A l

M A = M × l d + l  

Resposta

M A = M × l d + l  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A cancela de travessia da linha férrea consiste em um braço de 100 kg com um centro de massa em Ga e o contrapeso de 250 kg com um centro de massa em GW. Determine a intensidade e o sentido direcional
A força de 70 N age na extremidade do tubo em B. Determine os ângulos u (0° ≤ u ≤ 180°) da força que produzirão os momentos máximo e mínimo em relação ao ponto A. Quais são as intensidades desses mome
O elemento BC conectado à chave inglesa é usado para aumentar o seu braço de alavanca, conforme mostra a figura. Se um momento em sentido horário MA = 120 N  m é necessário para apertar o parafuso em
Se a força F = 100 N, determine o ângulo θ( 0 ≤ θ ≤ 90 ° ) , de modo que a força desenvolva um momento em sentido horário em relação ao ponto O de 20 N . m.
Determine a intensidade da força F que deverá ser aplicada na extremidade da alavanca, de modo que essa força crie um momento em sentido horário de 15 N . m em relação ao ponto O quando θ = 30 ° .