Enunciado

Supondo X tilde F (a , b) , encontre x_c tal que:

  1. P (X >= x_c) = 0,05 com a = 18 , b = 3 .

Passo 1

E aí pessoas, turubom?

Esse exercício é bem tranquilinho, mais para pegarmos o jeito de buscar na tabela quando temos uma distribuição F d e S n e d e c o r .

Passo 2

Não tem muito segredo não, na letra A temos o seguinte:

P (X >= x_c) = 0,05

Então, de cara percebe-se que teremos de olhar na tabela F a 5 % ( p = 0,05 ) . Pois a tabela sempre nos fornecerá probabilidades para a extremidade superior.

A única sacada dessa distribuição é que a representa os graus em liberdade no numerador e é dado pelas colunas da tabela.

Enquanto que b representa os graus de liberdade no denominador, sendo dado pelas linhas.

Essa idéia de numerador e denominador vai ficar mais clara quando realizarmos o teste para a variância de duas populações.

Passo 3

Então ficou fácil já, para a letra A, na tabela F d e S n e d e c o r a 5 % vamos buscar na coluna de 18 graus de liberdade e na linha de 3 graus de liberdade:

Portanto, encontramos:

P (F > 8,67) = 0,05

Ou seja,

P (X >= 8,67) = 0,05 com a = 18 e b = 3 .

Resposta

Portanto, encontramos x_c = 8,67 na tabela F S n e d e c o r a 5 % utilizando 18 e 3 graus de liberdade.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

9-122. Um artigo na revista Experimental Brain ResearcSnapsesin the Granule Cell Laver of the Rat Dentate Gyrus: Serial-SectioninSzudy - Sinapses na Camada Granular da Célula do Giro Denteadodo Rato:
9-124. Considere as medidas de ácidos graxos para a margarina dietelicadeserita no Exercício 8-32.(a) Para esse tamanho de amostra n = 6. usando uma hipotese altema-tiva bilateral e(b) Em vez de n = 6
9-117. Considere os dados de oxigênio dissolvido do Exercicio 8-88.Engenheiros de qualidade da água estão interessados em saber se essesdados suportam a afirmaçio de que a concentração média de oxigén
9-129. Quando X, X. .... X, for uma amostra aleatória provenientede uma distribuição normal, com n grande, o desvio-padrão da amos-tra tem uma distribuição aproximadamente normal, com média o evariânc
9-118. Um artigo na revista Food lesting and Analyszs (“Improving Re-producibiliry of Refractometry Measurements of Fruit Juices" - Me-Thorando a Reprodutibilidade de Medidas de Refratometria de Sucos