Enunciado

Um manômetro consiste de um tubo em forma de U que contém um liquido. Um lado esta ligado ao aparelho e outro esta aberto para a atmosfera.? A pressão no interior do aparelho é, então, determinada a partir da diferença das alturas do liquido. Admita que o liquido seja a agua, a pressao externa de 770 torr e o lado aberto é 10 cm mais baixo do que o lado ligado ao aparelho. Qual é a pressao indicada no aparelho? ( a densidade da água a 25 graus celsius é de 0,99707 g / c m 3 )

Passo 1

Fala aí meu caro, tudo certinho?

Vamos primeiro analisar o que o exercício nos fornece: pressão, altura, massa específica e que não há variação de temperatura.

Vamos usar a mesma fórmula que usamos no equilíbrio hidrostático.

Quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele. Aqui temos um manômetro, que sofre a pressão externa (na parte aberta) e a pressão do liquido (que é afetada pela altura e gravidade), então teremos:

P = P a t m + d g h

Bora calcular?

Passo 2

Se temos:

P a t m = 1 a t m = 101325   P a

P = 770   T o r r = 102658   P a

h = 0,1 m

d = 0,99708 g c m - 3 = 997,08   k g m - 3

g = 9,8   m s - 2

Aplicando na fórmula, temos:

P = P a t m + d g h

P = 101325 P a + ( 997,08   k g m - 3 . 9,8 m s - 2 . 0,1 m )

P = 102302   P a

Resposta

P = 103 k P a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Pequenas bolhas de gás são formadas quando uma garrafa ou uma lata de refrigerante é aberta. O diâmetro médio de uma bolha é cerca de 0,1 mm. Estime a diferença de pressão entre o interior e o exterio
Planeje um experimento para medir a tensão superficial de um líquido similar à água. O filme da NCFMF Surface Tension pode ajudar no desenvolvimento de ideias. Qual método seria mais adequado para uso
Enchalentamenteumcopodevidrocomáguaatéomáximonívelpossível.Observeoníveldaáguabemdeperto.Expliqueagora comoessenívelpodesersuperioraodabordadocopo.
Você pretende colocar cuidadosamente algumas agulhas de aço sobre a superfície livre da água em um grande tanque. As agulhas vêm em dois comprimentos: algumas com 5 cm e outras com 10 cm de compriment
A que velocidade mínima (em km/h) um automóvel teria que viajar para que os efeitos de compressibilidade fossem importantes? Considere que a temperatura local do ar atmosférico seja de 15,5°C.