Enunciado

Qual seria o melhor solvente, água ou tetracloreto de carbono, para cada uma das seguintes substâncias: (a) N H 3 ; (b) H N O 3 ; (c) N 2

Passo 1

Oi, galerinha! Tudo bom? Essa questão consiste na aplicação direta do conceito “SEMELHANTE DISSOLVE SEMELHANTE.”

O que isso significa? Que moléculas polares dissolvem moléculas polares e moléculas apolares dissolvem moléculas apolares.

No enunciado temos 2 opções de solventes. A água, solvente universal e uma molécula polar. A segunda opção é o tetracloreto de carbono, uma molécula onde predominam ligações com caráter covalente, portanto é uma substância apolar.

Ou seja, a água solubilizará as moléculas polares e o tetracloreto de carbono as moléculas apolares.

O que temos que fazer é checar em cada item qual a polaridade das moléculas, se tem polaridade igual do benzeno ou da água.

Passo 2

  1. A primeira molécula do item a é o N H 3 , que é formada por ligações de hidrogênio entre o N – H, que é característica por ter uma boa afinidade com a água. Logo, o melhor solvente é a água.
  2. Passo 3

  3. Temos o H N O 3 no item b, essa é uma molécula que assim como aamônia é formada por ligações de hidrogênio. Logo, novamente, essa molécula tem afinidade com a água e terá a mesma como melhor solvente.
  4. Passo 3

  5. N 2 é uma molécula que é formada por uma ligação covalente entre dois átomos de Nitrogênio, isso significa que é uma molécula apolar e portanto, o tetracloreto de carbono seria um melhor solvente que a água.

Resposta

  1. Água; (b) Água; (c) CCl4
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a mudança de temperatura quando 10,0 g de (d) NaOH dissolvem-se em 100 g de água. Suponha que a capacidade calorífica específica da solução é 4,18 J/K.g e as entalpias de solução da Tabela 9
A entalpia de fusão do antraceno é 28,8k Jm o l - 1 e seu ponto de fusão é 217 ℃ . ℃ Calcule a solubilidade ideal do antraceno no benzeno, a 25 ℃ ℃.
Estime a solubilidade ideal do chumbo no bismuto, a 280 ℃ ℃, sabendo que o seu ponto de fusão 327 ℃ ℃, e a entalpia de fusão 5,2 k j m o l - 1 .
A 18° C , o volume total de uma solução de M g S O 4 , em 1,000k g de água ajusta-se a seguinte expressão: v = 1001,21 + 34,69 x - 0,07 2 , onde v =V / c m 3 e x = b / b ° . Calcule os volumes parciai
O volume de uma solução de N a C l em água, a 25° C , medido em diversas molalidades b , ajusta-se a seguinte expressão: v = 1003 + 16,62 x + 1,77 x 3 / 2 + 0,12 x 2 , onde v =V / c m 3 , V é o volume