Lista de Exercícios Resolvidos de Lei dos Gases Ideais

Ver Teoria

Digamos que, quando você empurra o pistão de uma bomba de bicicleta, o volume dentro da bomba diminui de aproximadamente 100   c m 3 para 20   c m 3 antes do ar comprimido fluir para o pneu. Suponha que a compressão seja isotérmica; calcule a pressão do ar comprimido na bomba, dada uma pressão inicial de 1,00   a t m .

Ver solução completa

Um fornecedor de gases especiais fornece cilindros de 50   L contendo gás hélio 99,0 %   m / m a 25 ° C e 190   k g f / c m ² de pressão.

  1. Expresse a pressão do gás no cilindro em unidades de pascal e de atmosferas.
  2. Calcule a quantidade de matéria e a massa do gás He contido no cilindro de gás.
  3. Calcule o volume em litros e em metros cúbicos que o gás contido no cilindro ocupará quando liberado para a temperatura e pressão ambientes de 25 ° C e 1   a t m .

Ver solução completa

Sabendo que no experimento da lei de Boyle com capilar, a coluna de mercúrio tem comprimento L H g = 50   c m , a pressão atmosférica era p a t m = 685   m m H g e que para o ângulo de 30 ° a altura da coluna de ar era h = 16,02   c m , pede-se: Calcule a pressão sobre a coluna de ar e o valor de k ' T .

Ver solução completa

Indique se é possível que uma amostra de 131   g de xenônio gasoso ocupa um volume de 1,0   L e exerça uma pressão de 20   a t m à uma temperatura de 25 ° C . Considere que o xenônio comporta-se como um gás ideal.

Ver solução completa

Um vaso de volume 10,0   L contém 1,00   m o l de N 2 e 3,00   m o l de H 2 a 298   K . Qual a pressão total, em atmosfera, na hipótese de cada gás e a mistura terem comportamento perfeito?

Ver solução completa