Exercícios Resolvidos de Reações de Desidratação Intramolecular

Ver Teoria

Enunciado

Durante o cozimento da carne, a gordura nela existente produz aquele som ‘chiadeira’ e aromas peculiares. O glicerol presente na gordura decompõe-se em acroleína e água segundo a reação:

O tipo de reação apresentada acima é:

  1. Eliminação em aldeídos
  2. Eliminação em álcoois
  3. Substituição de álcoois
  4. Adição de aldeídos

Passo 1

Olhando as opções fornecidas, a letra D com adição e a letra C com substituição podem ser cortadas, porque não há adição ou substituição nenhuma no reagente para gerar a acroleína.

Passo 2

Restam apenas as letras A e B e para escolher a certa temos que olhar o mecanismo dado na questão. No reagente tem-se um álcool, o glicerol, e nos produtos tem-se um aldeído, a acroleína e duas moléculas de água.

Como não há mais nenhum outra reagente exposto no mecanismo ou no comando da questão, podemos afirmar que esses produtos vieram diretamente da degradação do glicerol, ou seja, faziam parte da estrutura original dele. Então houve a eliminação da algo a parir do álcool – Eliminação em álcool.

Resposta

Letra B

Exercícios de Livros Relacionados

Dê a estrutura do produto principal formado nas seguintes reações de condensação:ácido octanóico com metanol;ácido propanóico com etanol;ácido propanóico com metilamina;ácido metanóico com dietilamina