Exercícios Resolvidos de Relações de Equilíbrio

Ver Teoria

Enunciado

Discorra sobre a Lei de Dalton. Relacione ela com a lei de Raoult para os líquidos.

Passo 1

Vamos para mais uma! O enunciado pede que a gente discorra sobre a Lei de Dalton… Partiu!

Olha só, John Dalton era um cientista inglês que em 1801 propôs a lei das pressões parciais, ela dizia que a pressão total de um sistema corresponde à soma das pressões parciais exercidas por cada um dos gases que compõem a mistura, basicamente isso aqui:

P t o t a l = ∑   p

Porém ele viu também que essa pressão da mistura de gases é proporcional a fração molar desse gás e dando aquele upgrade nas equações ele chegou no seguinte:

p A = y A P

Isso diz pra gente que a pressão parcial, p A , é igual a fração molar de A na fase gasosa, y A , vezes a pressão total do sistema, P .

Passo 2

Se a gente relacionar a lei de Raoult, para a fase líquida, e a lei de Dalton, para a fase gasosa, temos uma relação que nos ajuda a entender a interface líquido-gás, né?

Ficaremos então com:

x A P A = y A P

Isso quer dizer que a fração molar na fase líquida, vezes a pressão parcial da substância no equilíbrio é igual a fração molar na fase gasosa vezes a pressão total do sistema… Bem interessante, né?

Beleza pura? Show!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Um recipiente contém uma mistura de O 2 e H 2 a uma pressão total de 1b a r . A fração de massa de O 2 é 0,75 . Se a temperatura da mistura for 45 ° C , calcule a densidade de massa, a fração molar e
Uma mistura de C O 2 e N 2 encontra-se em um recipiente a 45 ° C , com cada uma das espécies com uma pressão parcial de 0,75b a r . Calcule a concentração molar, a concentração mássica, a fração molar