Exercícios Resolvidos de Relações de Equilíbrio

Ver Teoria

Enunciado

Explique o que é equilíbrio dinâmico e exemplifique.

Passo 1

Fala aí! Vamos explicar pra esse exercício o que é esse tal de equilíbrio dinâmico…

Bom, quando pensamos na palavra dinâmico, logo vem a ideia de movimento na cabeça, né?

Show! Então temos um equilíbrio durante um movimento… Hummm… Pensando fisicamente um carro em movimento uniforme está em equilíbrio dinâmico então, mas aqui precisamos de um exemplo de equilíbrio dinâmico durante a transferência de massa!

Para nossa definição, pensando na transferência de massa, temos equilíbrio dinâmico quando estamos trabalhando em duas fases e não vemos mais alteração nas concentrações, mesmo que a transferência de massa não pare de acontecer.

Pensando em uma substância gasosa em contato com outra na fase líquida, sendo o gás solúvel no líquido, então vai acontecer transferência de massa para fase líquida e ao mesmo tempo, o líquido também vai para a fase gasosa.

No momento em que o equilíbrio dinâmico for atingido as concentrações, das duas substâncias, não vão mais sofrer alterações… Mas a transferência continua. As moléculas de gás vão entrar e sair do líquido a uma taxa que vai fazer com que a concentração delas não mude.

Show de bolinhas!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Um recipiente contém uma mistura de O 2 e H 2 a uma pressão total de 1b a r . A fração de massa de O 2 é 0,75 . Se a temperatura da mistura for 45 ° C , calcule a densidade de massa, a fração molar e
Uma mistura de C O 2 e N 2 encontra-se em um recipiente a 45 ° C , com cada uma das espécies com uma pressão parcial de 0,75b a r . Calcule a concentração molar, a concentração mássica, a fração molar