Exercícios Resolvidos de Relações de Equilíbrio

Ver Teoria

Enunciado

Enuncie a Lei de Raoult.

Passo 1

Opa! Tudo belezinha? Esse exercícios quer que a gente fale sobre a Lei de Raoult… Vamos nessa então!

Bom, essa lei foi desenvolvida pelo químico francês Marie Raoult, em 1887, ela trata de como ocorre à variação da pressão parcial de um vapor, de uma solvente, quando adicionamos uma um soluto… Ele mediu a pressão de vapor de diferentes soluções não eletrolíticas, e percebeu que a redução relativa da pressão de vapor de qualquer solvente é proporcional à fração molar do soluto.

Falando em forma de fórmula, que a gente vai usar muito, é isso aqui:

p A = x A P A

Esse p A é a pressão parcial do componente A na fase gasosa, x A é a fração molar de A na fase líquida e P A é a pressão de vapor de A puro na temperatura de equilíbrio.

Ops! Mas existe uma observação importante! Essa lei só é válida para soluções diluídas. Quanto mais diluída as soluções, mais o valor da pressão parcial do solvente se aproxima do que diz a relação.

Prontinho! É isso aí!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

Um recipiente contém uma mistura de O 2 e H 2 a uma pressão total de 1b a r . A fração de massa de O 2 é 0,75 . Se a temperatura da mistura for 45 ° C , calcule a densidade de massa, a fração molar e
Uma mistura de C O 2 e N 2 encontra-se em um recipiente a 45 ° C , com cada uma das espécies com uma pressão parcial de 0,75b a r . Calcule a concentração molar, a concentração mássica, a fração molar