Enunciado

1. A figura 1.29 apresenta o losango E F G H inscrito no retângulo A B C D , sendo O o ponto de intersecção das diagonais desse losango. Decidir se é verdadeira ou falsa cada uma das seguintes afirmações:

h) O A → = 1 2 D B →

Passo 1

Então galera, o enunciado nos pergunta se o módulo do vetor O A → é idêntico à metade do módulo do vetor D B → , certo? Tudo bem. Se traçarmos os vetores em questão na figura que nos foi dada, teremos:

No qual o vetor em vermelho é O A → e o vetor em roxo é D B → . Esse módulo indica que não nos preocuparemos com a direção e sentido do vetor, e sim se eles possuem mesma intensidade, ou melhor, mesmo valor numérico!

Se observarmos com cuidado nossos vetores, notaremos que ambos estão apontando em sentidos diferentes, não é mesmo? Um está apontando para a direita e um pouco para baixo e o outro está apontando para a esquerda e um pouco para baixo também. Além disso, a direção dos vetores também são diferentes. Como o retângulo é uma figura simétrica, galera, então temos que o segmento de reta H F corta nosso retângulo exatamente ao meio! Sendo assim, temos que o vetor D B → forma uma diagonal completa do retângulo, enquanto O A → forma meia diagonal do retângulo. Sendo assim, podemos afirmar que:

O A → = 1 2 D B →

Portanto, temos que a afirmação é verdadeira!

Resposta

A afirmação é verdadeira.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcular os valores de a para que o vetor u → = a , - 2 tenha módulo 4
Encontrar um ponto P do eixo O x de modo que a sua distância ao ponto A ( 2 , - 3 ) seja igual a 5
Encontrar o vetor unitário que tenha (I) o mesmo sentido de v → e (II) sentido contrário a v → , nos casos:d) v → = ( 0,4 )
Dados os pontos A ( - 4,3 ) e B ( 2,1 ) , encontrar o ponto P nos casos:P pertence ao eixo O y e é equidistante de A e B .
Dado o vetor v → = ( 1 , - 3 ) determinar o vetor paralelo a v → que tenha:c) Sentido contrario ao de v → e módulo 4