Enunciado

Ache as dimensões do maior jardim retangular que pode ser fechado com 100 m de cerca.

Passo 1

Essas questões têm um jeito bem metódico de resolver, saca só:

  1. Precisamos de uma equação que associe a variável que queremos maximizar e outra variável do problema. Essa é normalmente a parte mais difícil do problema.
  2. Depois que temos essa função, vamos encontrar a derivada dela e procurar os valores onde ela se iguala a 0 e os valores onde ela não existe.
  3. A partir do Teorema do Valor Extremo vamos encontrar os máximos e mínimos comparando os valores da função original nos extremos do intervalo e nos pontos onde a derivada é nula ou inexistente.

Essa questão vai ser muito parecida com a questão anterior dessa mesma seção, então veja a resolução de uma e tente fazer a outra ;)

Passo 2

Precisamos associar a área do retângulo aos valores das laterais do retângulo. Seja um retângulo de área A , comprimento x e largura y :

A x ,   y = 2 x 2 y = 4 x y

Além disso sabemos que temos 100 m de cerca, então o perímetro do retângulo não pode passar de 100 .

2 x + 2 y = 100

Agora precisamos deixar a equação da área com apenas uma variável. Vamos isolar o y em função de x na segunda equação:

x + y = 50

y = 5 0 - x

Agora substituindo y = 50 - x na nossa equação:

A x = 4 x 5 0 - x = 200 x - 4 x 2

Voilá! Temos a função do jeito que a gente quer. Perceba que é a equação de uma parábola com concavidade para baixo, então teremos um ponto onde a derivada se anula. Vamos fazer a derivada.

Passo 3

d A d x = 200 - 8 x

Agora igualando a 0 :

20 0 - 8 x = 0

8 x = 20 0

x = 25

Daí temos o nosso ponto de máximo! Vamos verificar na equação da área:

A 25 = 4 25 50 - 25

A 25 = 2500   m 2

Passo 4

Agora vamos achar o valor de y a partir da 2ª equação:

2 25 + 2 y = 100

25 + y = 50

y = 25

Daí vemos que na verdade teremos um quadrado de lado 25 . E prontinho, cabôsse!

Resposta

25   m   por 25   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Numa determinada vila, a taxa segundo a qual um boato se espalha é conjuntamente proporcional ao número de pessoas que ouviram o boato e ao número de pessoas que não ouviram. Mostre que o boato está s
Um pedaço de arame com 10 m é cortado em duas partes. Uma delas é curvada na forma circular e a outra, na forma de um quadrado. Como dividir o fio, de tal forma que a área combinada das duas figuras s
A resistência de uma viga retangular é conjuntamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua profundidade. Ache as dimensões da viga mais resistente que possa ser cortada de uma tora na forma
Resolva o Exercício 35, se uma das partes for dobrada na forma de um triângulo equilátero, e a outra, na forma de um quadrado.
Durante a tosse há um decréscimo no raio da traqueia de uma pessoa. Suponha que o raio normal da traqueia seja R cm e que durante a tosse o raio seja de r cm, onde R é uma constante e r uma variável.