Enunciado

Ache o número no intervalo 0 ,   1 , tal que a diferença entre o número seu quadrado seja um máximo.

Passo 1

Essas questões têm um jeito bem metódico de resolver, saca só:

  1. Precisamos de uma equação que associe a variável que queremos maximizar e outra variável do problema. Essa é normalmente a parte mais difícil do problema.
  2. Depois que temos essa função, vamos encontrar a derivada dela e procurar os valores onde ela se iguala a 0 e os valores onde ela não existe.
  3. A partir do Teorema do Valor Extremo vamos encontrar os máximos e mínimos comparando os valores da função original nos extremos do intervalo e nos pontos onde a derivada é nula ou inexistente.

Passo 2

Podemos escrever a diferença entre um número e seu quadrado dessa maneira:

D x = x - x 2

Como temos um intervalo fechado que a questão definiu, vamos checar logo o valor da função em cada um dos extremos. Podemos reescrever a função D como:

D x = x 1 - x

Assim vemos que tanto para x = 0 e x = 1 D x = 0 .

Passo 3

Então seu máximo está dentro desse intervalo fechado! Vamos derivar a função:

d D d x = 1 - 2 x

Igualando isso a 0 ficamos com:

1 - 2 x = 0

2 x = 1

Ou seja:

x = 1 2

Esse será o valor extremo que está no interior do intervalo fechado! Mas como podemos ter certeza que ele é um máximo e não um mínimo? Pensa comigo: se temos um número positivo menor que 1 e elevamos esse numero ao quadrado, o resultado é maior ou menor do que o número original? Menor! Então se fizermos x - x 2 no interior desse intervalo teremos números positivos. Mas nós já concluímos que D 0 = D 1 = 0 , então esses dois valores são mínimos globais, pois para os outros valores dentro desse intervalo, teremos valores positivos. Daí podemos concluir que x = 1 2 é de fato um máximo absoluto e não um mínimo!

Passo 4

Vamos fazer D 1 2 só por desencargo de consciência, pois já sabemos que ele é um máximo.

D 1 2 = 1 2 - 1 2 2 = 1 2 - 1 4 = 1 4

Resposta

1 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Consulte o Exercício 39, da série de Exercícios 3.2. Uma excursão de uma escola que pode acomodar até 250 estudantes custará $ 15 por estudante, se no máximo 150 fizerem a viagem, contudo, o custo por
Laranjeiras na Califórnia produzem 600 laranjas por ano, se forem plantadas do máximo 20 árvores por acre (4 k m 2 ). Cada árvore plantada a mais causa um decréscimo de 15 laranjas por pé. Quantas árv
Ache a área do maior retângulo que possa ser inscrito numa circunferência dada de raio r .
Resolva o Exercício 11 se o ponto C estiver a 7 km de B .
Se R for o alcance de um projétil, então R = v 0 2 sin ⁡ 2 θ g 0 ≤ θ ≤ 1 2 π onde v 0 m/s é a velocidade inicial, g m/ s 2 é a aceleração da gravidade e θ é a medida em radianos do ângulo que a arma f