Enunciado

Descreva o método do fatiamento para encontrar volumes e use-o para deduzir uma fórmula integral para obter volumes pelo método dos discos.

Passo 1

Bom, basicamente o método por fatiamento consiste em dividir um determinado sólido em fatias finas. Em seguida, aproxima-se o volume de cada fatia, fazemos o somatório das aproximações para formar uma soma de Riemann e por fim, produz-se uma integral. Okzinho?

Para o volume de um cilindro, por exemplo, temos que é dado por:

V = π r 2 h

Mas, o que teríamos de fato, pra qualquer forma é:

V = A × h

Após dividir a figura em n subintervalos, usamos a soma de Riemann:

V ≈ ∑ k = 0 n A x k n ∆ x k

Tomando o limite quando n cresce e as extensões dos subintervalos tendem a zero, obtemos a integral definida:

V = lim ∆ x k → 0 ⁡ ∑ k = 0 n A x k n ∆ x k

V = ∫ a b A ( x ) d x

Prontinho!!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Usando o método das camadas cilíndricas, monte uma integral (mas não a calcule) para o volume do sólido gerado quando a região R é girada em torno ( a ) da reta x = 1 e ( b ) da reta y = - 1 . R é a r
Diante da tarefa de calcular o volume de um sólido de revolução, qual seria o seu procedimento para decidir o método utilizado, se o dos discos, o das arruelas ou o das camadas cilíndricas?
Encontre o volume V do sólido que resulta quando a região delimitada por y = 1 1 + x 4 ,y = 0 ,x = 1ex = b( b1 ) gira em torno do eixo y .Encontre lim b → + ∞ ⁡ V .
A região entre a curva y 2 = k x e a reta x = 1 4 k gira em torno da reta x = 1 2 k . Use camadas cilíndricas para encontrar o volume do sólido resultante. (Suponha k0 )
Use camadas cilíndricas para encontrar o volume do toro obtido fazendo girar o círculo x 2 + y 2 = a 2 em torno da reta x = b , sendo ba0 . [Sugestão: pode ajudar na integração imaginar que a integral