Enunciado

Esboce o gráfico de y = x +(1/x) adicionando as correspondentes coordenadas y nos gráficos de y = x e y = 1/x. Use um recurso gráfico para confirmar que seu esboço está correto.

Passo 1

Então, para esboçar o gráfico, vamos somar os gráficos de y = x e y = 1 / x . Para isso, basta imaginar que eles estejam “empilhados” um em cima do outro. Vamos ver isso melhor.

Primeiro, o gráfico de y = x :

Agora, vamos desenhar o y = 1 / x no mesmo sistema:

Bom, a distância do eixo x até um ponto em y = x é igual a distância do eixo x ao y = x . Isso falando de um mesmo ponto, por exemplo x = 2 , que aí seria a distância de x = 2 até y = 2 = 2 e até y = 2 , ou seja, é a distância do eixo x até o mesmo ponto.

Com isso, para achar a soma das duas, vamos somar os valores de cada y : na parte positiva do eixo x , temos que as duas funções possuem valores positivos, então, vai aparecer algo acima delas, pois ocorrerá uma soma de valores positivos!

Já na parte negativa do eixo x , as duas funções possuem valores negativos, então, vai aparece algo embaixo das duas, pois elas se subtraem (ficando mais negativo ainda) nesse lado do gráfico.

Dessa forma, soma das duas vai aparecer assim (em azul):

Então, repare que, para um mesmo x , pegamos os valores das funções (no mesmo ponto) y = x e y = 1 / x e somamos! Fazendo isso para todos os pontos dos gráficos, chegamos na curva em azul, que é y = x + 1 / x !

Agora, só o gráfico que nos interessa:

Esse é o gráfico de y = x + 1 / x .

Obs.: já usamos o recurso gráfico para mostrar a resposta para você 😊então, vamos encerrar por aqui!!

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre uma equação para a família de funções lineares com inclinação 2 e esboce os gráficos de vários membros da família.Encontre uma equação para a família de funções lineares tais que f 2 = 1 e es
Encontre todas as soluções da equação, com duas casas decimais de precisão. x 3 - 9 x 2 - 4 = 0
Encontre todas as soluções da equação, com duas casas decimais de precisão. x 2 = s e nx
Os gráficos se interceptam na janela retangular dada? Se eles se interceptarem, quantos pontos de interesecção existem? y = 6 - 4 x - x 2 ,y = 3 x + 18 ; - 6 ,2p o r [ - 5 ,20 ]
Faça o gráfico da hipérbole y 2 - 9 x 2 = 1 por meio dos gráficos das funções que são os ramos superior e inferior da hipérbole.