Enunciado

No exercício a seguir, comprove que as hipóteses (i), (ii) e (iii) do Teorema de Rolle estão satisfeitas pela função dada no intervalo indicado. Ache então um valor “c” que satisfaça a conclusão do Teorema de Rolle.

f x = s e n   2 x ; 0 , π 2

Passo 1

Bom galera, temos que trabalhar neste exercício com o Teorema de Rolle. Tá, mas... qu rolê é esse? Hahahahah calma galera, vamos por partes que tudo se resolve!! O Teorema de Rolle, se baseia em três hipóteses e então em uma conclusão. Vamos para essas hipóteses:

Seja uma função f tal que:

  1. Ela seja contínua no intervalo fechado [a,b]
  2. Ela seja derivável no intervalo aberto (a,b)
  3. f ( a )   =   0   e   f ( b )   =   0

Então exite um número c no intervalo aberto (a,b), tal que :   f ’ ( c )   =   0

Não entendeu nada? Calma... vamos mastigar esse teorema JUNTOS!

Passo 2

A primeira hipótese fala da função ser continua no intervalo fechado [a,b]. Como é uma senoide super de boas, a gente sabe que: não só ele é continuo no intervalo fechado [a,b], como também é DERIVÁVEL no intervalo abeto (a,b)!!! QUE BOOOOOOM! Não está convencido(a) ainda? Vamos para o gráfico então:

Tá vendo galerinha? A gente pode ver claramente que a função é contínua e derivável no nosso intervalinho dado! Portanto, hipótese (i) e (ii) comprovadíssimas!

Passo 3

Agora o pepino é provar a hipótese (iii)... SIMBORA! Aqui, temos que aplicar os valores dos intervalos, e verificar se a nossa função é igual a 0 nos pontos do nosso intervalo. E sim gente, eu sei que a gente pode ver ali em cima pelo gráfico que eles já são iguais a 0, mas vamos fazer as continhas, são fáceis .

Para o ponto em que x   =   1 , temos que:

f x = s e n   2 x

f 0 = s e n   2 * 0

f 0 = 0

E para o nosso segundo intervalo, x = 2 :

f x = s e n   2 x

f π 2 = s e n   2 * π 2

f π 2 = s e n   π = 0

Passo 4

Tamo quase lá galera! Então checamos que a nossa função é 0 para os dois pontos do intervalo. Portanto para matar a questão, basta achar a nossa conclusão. Para acharmos isso, temos que derivar nossa função e verificar se o nosso “c” realmente está dentro do intervalo! Vamo nessa!

Temos que o nosso f:

f x = s e n   2 x

Derivando:

f ' x = 2 cos ⁡ 2 x

2 cos ⁡ 2 x = 0

As raízes dessa equação correspondem a:

x = π n 2 - π 4

Para todo n real. E se considearmos n = 1 (pois coincide com os intervarlos), esses nossos dois pontos, estão no intervalo de [ 0 , π 2 ] ! Logo, TEOREMA MASTIGADO, DESTRUÍDO E PROVAAAADO!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja f x = x - 1 - 2 . Mostre que f 0 = f 2 , mas não existe c em 0,2 tal que f ' c = 0 . Por que isso não contradiz o Teorema de Rolle?
Verifique que a função satisfaz as três hipóteses do Teorema de Rolle sobre o intervalo dado. Então encontre todos os numero c que satisfazem a conclusão do teorema de Rolle. f x = x x + 6 , [ - 6,0 ]
Seja f x = x + 1 x - 1 . Mostre que não existe c tal que f ( 2 ) - f 0 = f ' ( c ) ( 2 - 0 ) . Por que isso não contradiz o Teorema do Valor Médio?
Às 2 horas da tarde o velocímetro de um carro mostrava 30m i / h , e às 2 h 10 mostrava 50m i / h . Mostre que em algum instante entre 2 h e 2 h 10 a aceleração é exatamente 120 m i / h 2 .
Seja f x = x - 1 . Mostre que não existe c tal que f ( 3 ) - f 0 = f ' ( c ) ( 3 - 0 ) . Por que isso não contradiz o Teorema do Valor Médio?