Enunciado

Faça o gráfico de f ( x ) no intervalo dado. Divida o intervalo em quatro subintervalos de comprimento igual. Em seguida, adicione os retângulos associados com a soma de Riemann ∑ k = 1 4 f ( c k ) Δ x k ao esboço, dado que c k seja ( a ) a extremidade esquerda, ( b ) a extremidade direita e ( c ) o ponto médio do k -ésimo subintervalo. (Faça um esboço de cada subconjunto de retângulos.

f x = - x 2 ,   [ 0,1 ]

Passo 1

O texto desta questão é bem confuso. Portanto, precisamos primeiro entender o que ela nos pede para fazer. Primeiramente, precisamos dividir um intervalo em quatro partes. Então, se temos x 0 e um x f , se queremos 4 subintervalos de comprimentos iguais, queremos descobrir os valores de x 1 , x 2 e x 3 tais que:

x f - x 0 4 = x 1 - x 0 = x 2 - x 1 = x 3 - x 2 = x f - x 3

Descoberto os limites do intervalo, devemos expressar cada um dos retângulos referentes a esta partição utilizando o critério escolhido para o valor de c k (extremidade esquerda, direita ou ponto médio).

No final, a nossa questão pede apenas para esboçarmos o gráfico com os retângulos associados a soma de Riemann. Somente isto. Como ela é uma questão que utiliza recursos tecnológicos, não é necessário calcular o intervalo e os valores de x i e os valores de f ( c k ) . Entretanto, será descrito aqui os passos iniciais para que isto seja feito manualmente.

Vamos então para a nossa questão!

Passo 2

Como o intervalo é [ 0,1 ] , e queremos dividir em 4 subintervalos, o comprimento de cada intervalo é:

1 - 0 4 = 0.25

Consequentemente, a partição do nosso intervalo é:

P = { 0 ; 0.25 ; 0.5 ; 0.75 ; 1 }

Passo 3

Com esta partição, obtemos os seguintes intervalos:

0 ; 0.25 , 0.25 ; 0.5 ,   0.5 ; 0.75 ,   0.75 ; 1

Agora, se queremos analisar a extremidade direita, o valor c k será o extremo direito de cada intervalo.

Passo 4

Vamos agora obter o gráfico da nossa função expressando os retângulos associados a soma de Riemann.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Use as propriedades das integrais para verificar a desigualdade sem calcular as integrais. ∫ 0 1 1 + x 2 d x ≤ ∫ 0 1 1 + x d x
Se ∫ 0 9 f x d x = 37 e ∫ 0 9 g x d x = 16 , encontre ∫ 0 9 2 f x + 3 g x d x .
Use as propriedades das integrais, junto com os exercícios 27 e 28 , para demonstrar a desigualdade. ∫ 0 π 2 x sen ⁡ x   d x ≤ π 2 8
Suponha que f tenha uma valor mínimo absoluto m e um valor máximo absoluto M . Entre quais dois valores ∫ 0 2 f x d x deve ficar? Que propriedade das integrais lhe permitem tirar esta conclusão?
Use as propriedades das integrais para verificar a desigualdade sem calcular as integrais. 2 ≤ ∫ - 1 1 1 + x 2   d x ≤ 2 2