Enunciado

A lei adiabática (sem ganho ou perda de calor) para expansão do ar é P V 1,4 = C , onde P é o número de quilos por unidade quadrada de pressão, V é o número de unidades de volume e C uma constante. Num dado instante, a pressão é de 18.000   g / c m 2 e está crescendo a uma taxa de 3.600   g / c m 2 a cada segundo. Qual será a taxa de variação do volume nesse instante?

Passo 1

Taxas relacionadas pode parecer um pouco complicado, e as vezes é, pra ser sincero kkkk ;-; mas existe um passo a passo que pode nos ajudar muito pra resolver, confere ai:

1): ler bem o enunciado e anotar a informações necessárias.

2): fazer um lindo desenho para ilustrar o problema:

3): encontrar uma relação entre as variáveis, aqui vale tudo trigonometria, geometria, Pitágoras, Tales, lei dos senos, cossenos etc.

4): colocar toda a função em termos de uma única variável, aqui se aplica o mesmo que que no passo anterior, pode soltar a imaginação e a engenhosidade.

5): derivar a, manipular, substituir e zas e zas, aí você encontra a resposta.

Parece aqueles episódios do pateta tentando aprender alguma coisa kkk

Passo 2

Pra ser sincero com você eu não lembrava mais qual era a lei de Boyle, muito menos que é esse tal de Boyle, mas tudo que precisamos é da relação que a questão nós da, P V 1,4 = C , em desconhecidas situações e em um dado instante a questão nos diz que:

P = 18000   g / c m 2

d P d t = 3600   g / c m 2   por segundo

d V d t | p = 18000 = ? Queremos saber a taxa de variação do volume em relação ao tempo nesse dado instante.

Passo 3

Como aqui não tem como fazer um desenho vamos para o item 3), no nosso caso a relação entre valores já foi dada

P V 1,4 = C ⇒ P V 7 5 = C

Passo 4

Último passo gente bora derivar, lembrando que P e V estão em função de t   (tempo), e que C   é uma constante:

d d t P V 7 5 = d d t C ⇒ d P d t ⋅ V 7 5 + 7 5 V 2 5 ⋅ d V d t ⋅ P = 0 ⇒ d V d t = d P d t ⋅ V 7 5 P ⋅ 7 5 V 2 5

Substituindo os valores:

Achei muito estranha esse questão na verdade, acho que foi digitada errada, esqueceram de colocar o volume inicial, pergunte ao seu professor pra vê se é isso mesmo, de qualquer forma da pra deixar tudo em função do volume inicial V .

d V d t = 3600 ⋅ V 7 5 8000 ⋅ 7 5 V 2 5 = 9 ⋅ V 7 5 2 ⋅ 7 5 V 2 5

Como as unidades estavam todas em g / c m 2 e segundos a resposta será dada em c m 3 / s

Resposta

d V d t = 9 ⋅ V 7 5 2 ⋅ 7 5 V 2 5     c m 3 / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Débito cardíaco No final de 1860, Adolf Fick, professor de fisiologia da Faculdade de Medicina de Würzberg, na Alemanha, desenvolveu um dos métodos usados até hoje para determinar a quantidade de sang
Movimento ao longo de uma parábola Uma partícula se desloca ao longo da parábola y = x 2 no primeiro quadrante, de modo que sua coordenada x (medida em metros) aumenta a uma taxa constante de 10 m/s.
Jogadores de beisebol Um campo de beisebol é um quadrado que mede 90 pés de um lado. Um jogador corre da primeira para a segunda base a uma velocidade de 16 pés/s. a. Qual a taxa de variação da distân
Fazendo café Café escoa de um filtro cônico para uma cafeteira cilíndrica à taxa de 10 p o l 3 /min. a. A que taxa o nível na cafeteira aumentará quando o café no filtro tiver 5 polegadas de profundid
O volume de um cubo aumenta a uma taxa de 1200c m 3 / m i n no instante em que suas arestas têm 20c m de comprimento. A que taxa os comprimentos das arestas variam nesse momento?