Enunciado

Depois de ler os Exemplos 3 a 5, um estudante classificou os problemas de trabalho em “empurrar/puxar” e “bombear”. Descreva essas categorias em suas próprias palavras e discuta os métodos utilizados para resolver cada tipo. Dê exemplos para mostrar que essas categorias não são mutuamente exclusivas.

Passo 1

O enunciado quer que a gente descreva esses dois tipos de exercício e mostre que dá para ter situações onde as duas características estão presentes. Vamos lá!

Passo 2

Os problemas de “empurrar/puxar” são problemas onde a gente tem uma expressão para a força F (variável ou não) e temos uma distância d a ser percorrida por um objeto, e queremos calcular o trabalho desse objeto, um sólido rígido.

Se a força for constante, usamos essa fórmulinha para achar o trabalho:

W = F d

Se a força for variável, usamos essa fórmulinha:

W = ∫ a b F x d x

Onde avaliamos esses extremos de acordo com o nosso referencial para percorrer d .

Passo 3

Nos problemas de “bombear” queremos o trabalho sobre todo um volume ou um sólido flexível. Normalmente consideramos a força a ser utilizada nas expressões como a própria força peso do volume ou sólido.

No método de resolução, nós dividimos nosso volume ou sólido em fatias e calculamos o peso dessas fatias em função de um elemento infinitesimal d x . Em seguida achamos uma expressão em função de x para a distância d que uma fatia genérica deveria percorrer até chegar na altura desejada.

Com essas duas informações:

F x = P f a t i a

d = d x

Montamos o trabalho sobre uma fatia:

W f a t i a = P f a t i a ⋅ d ( x )

E depois para saber o trabalho total, usamos uma integral para fazer o somatório:

W t o t a l = ∫ P f a t i a ⋅ d

Passo 4

Um exemplo de que podemos ter essas duas características juntas foi no exercício 22:

A gente tinha uma corda (sólido flexível que era dividido em fatias para calcular o trabalho) e o balde (sólido rígido com força peso variável).

Resposta

Em texto nos passos.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

31- Colocando um satélite em órbitaA força do campo gravitacional da Terra varia conforme a distância r do centro do planeta, e a magnitude da força gravitacional experimentada por um satélite de mass
26. Vazamento de caminhão-pipa Você dirigiu um caminhão-pipa com 800 galões de água do sopé do Monte Washington até o topo, e, ao chegar lá em cima, descobriu que o tanque estava pela metade. Você com
25. Içamento de equipamento Um alpinista está prestes a erguer 100 N (aproximadamente de 22,5 lb) de equipamento que está pendurado abaixo dele em 40 m de corda que pesa 0,8 newton por metro. Quanto t
27. Esticamento de uma mola Se é necessário exercer uma força de 20 lb para manter uma mola distendida 1 pé além de seu comprimento original, quanto trabalho é necessário realizarpara esticar a mola a
30. Bombeamento de um reservatório ( Continuação do Exercício 29.) O reservatório contém 5 pés de profundidade de água, que está para ser bombeada para o nível do topo. Quantotrabalho será necessário?