Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Uma empresa contrata um encanador a R$ 30,00 por dia. Faça um programa que solicite o número de dias trabalhados pelo encanador e imprima a quantia líquida que deverá ser paga, sabendo-se que são descontados 8% para imposto de renda.

Passo 1

E aíii, mano! Se liga, pra começar essa questão, precisamos perguntar quantos dias o encanador trabalhou. E pra fazer uma pergunta pro usuário, vamos usar a função input().

Mas se liga, a função input() sempre retorna texto. Nesse caso, a gente espera que a entrada seja um número inteiro, pra gente conseguir fazer contas. Então, precisamos converter!

Agora sim! Já temos a quantidade de dias trabalhados pelo cara, precisamos calcular o salário dele, e vamos fazer isso right now.

Passo 2

Se o cara recebe R$30,00 por dias trabalhados, e a gente sabe a quantidade de dias que ele trabalhou, precisamos multiplicar.

Show! Agora sabemos o salário bruto do cara. Mas precisamos descontar 8% pra pagar imposto (triste). Pra gente saber o salário final dele, precisamos multiplicar o salário total por 0.92. Isso porque se a gente pegar 100% do salário do cara e DESCONTAR 8%, sobra 92%.

Então, vamos calcular o salário final!

Beleza! Só precisamos exibir o resultado pro usuário agora…

Passo 3

Pra exibir pro usuário, vamos usar a função print(). Se você tá fazendo vários exercícios aqui comigo, deve ter percebido que todos os exercícios de prog seguem um certo padrão. Continua treinando aqui pra gente ficar craque nisso. Você vai conseguir, maninho!

Se liga, chamamos a função print() e dentro colocamos a variável “salario_final”. Agora que acabamos mais um exercício, partiu fazer mais um! Te espero lá!

Resposta