Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Você tá na mesa do bar e é sua vez de pagar a rodada pra galera da facul. Tem 12 pessoas, cada uma com um copão de 770ml. Sabendo que você vai parcelar o total em 12x sem juros no cartão, faça um programa que leia o preço do litrão de Brahma, calcule e exiba qual será o preço de cada parcela.

Exemplo de entrada: 11.40

Saída: 9.5

Passo 1

Fala aí! Essa questão tem várias etapas, então tu precisa se ligar pra não deixar passar nenhuma delas, ok?! Primeiramente, vamos começar do começo. Precisamos perguntar ao usuário o preço do litrão! Vamos fazer isso usando a função input().

Mas irmão, tu tem que se ligar que o preço é um número real (tem casas decimais), então a gente precisa converter a entrada do usuário pra float, okay?! Caso não lembre, float é o tipo de variável que consegue guardar números reais. Show! Agora a gente tem uma variável float, chamada “preço”, que tem dentro o preço do litrão. Bora fazer as contas no próximo passo!

Passo 2

Olha, a gente sabe que cada copão tem 770ml, e que tem 12 desses. Então, vamos calcular o total de cerveja que a gente precisa.

Beleza, a gente tem o total de cerveja em ml, mas sabemos o preço da garrafa. Precisamos saber quantas garrafas são necessárias pra ter o total de cerveja. Pra isso, vamos dividir a quantidade em ml pela quantidade por garrafa (1000 ml).

Se liga no que aconteceu aqui! A gente precisa da quantidade de garrafas, logo dividimos o total em ml pelo total em cada garrafa. Mas cara, tu concorda que o número de garrafas precisa ser um número inteiro?! Não dá pra pedir 9.4 garrafas pro garçom. Você precisa pedir um número inteiro de garrafas. Por isso, a gente usou o operador de divisão inteira (//).

Porém, esse operador vai arredondar pra baixo o número de garrafas, ok?! Se você comprar o número de garrafas arredondado pra baixo, alguém vai ficar sem cerveja. Por isso, o certo é arredondar pra cima, nesse caso. Arredondar pra cima é a mesma coisa que arredondar pra baixo e somar 1, ok?!

Beleza, vamos ao próximo passo!

Passo 3

Aqui, a gente já sabe a quantidade de garrafas e o preço de cada garrafa, então a gente já pode calcular o preço total.

Porém, o exercício não pede o preço total, e sim o preço de cada parcela de 12x. Então, vamos calcular o preço de cada parcela!

Beleza! Calculamos… Agora, só precisamos exibir o resultado pro usuário, e vamos fazer isso no próximo passo.

Passo 4

Quando a gente quer exibir algo pro usuário, recorremos a nossa função favorita, print().

Usamos a função print() pra exibir o preço da parcela, e com isso a gente finaliza o exercício. Mas calma, testar é tão importante quanto escrever a resposta. Vamos rodar nosso programa e testar o exemplo que foi dado no enunciado.

Ufa! Deu certo!

Executamos mais uma questão, galera!!! VAMO FAZER MAIS UMA?!

Resposta