Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Leia uma velocidade em km/h (quilômetros por hora) e apresente-a convertida em m/s (metros por segundo). A fórmula de conversão é: M = K/3.6, sendo K a velocidade em km/h e M em m/s.

Passo 1

E aí, meu chegado! Vamos resolver mais uma questão juntinhos?!

Esse exercício fala pra gente ler uma velocidade em quilômetros por hora e exibir em metros por segundo. Bom, antes de tudo, precisamos descobrir qual velocidade a gente precisa converter. Vamos começar perguntando pro usuário!

Mas cê percebeu que falta alguma coisa neste código?! A função input() sempre retorna a entrada do usuário no formato de texto (string). Não tem como a gente fazer operações matemáticas se os dados estiverem no formato de string. Pra resolver isso, vamos usar conversão de tipos! Como a velocidade pode ser qualquer número real, vamos converter pra float (números reais em Python têm o nome de float).

Agora sim! O resultado guardado dentro da variável “velocidade” vai ser do tipo float, então vamos poder fazer contas de boa. Vamos pro segundo passo!

Passo 2

Agora que já sabemos a velocidade em km/h, a gente pode converter pra m/s. Por sorte, o enunciado já deu pra gente a fórmula.

Vamos aplicar ela na próxima linha de código:

Você deve ter sentido falta de uma nova variável. A verdade é que eu não vou usar o valor da velocidade antigo pra nada (em km/h). Daqui em diante, vamos usar só a nova velocidade (em m/s). Por isso, não há a necessidade de criar uma nova variável. A gente pode colocar o novo valor dentro da variável antiga! Depois deste código, a variável “velocidade” vai armazenar o valor da velocidade em m/s.

Show! Partiu fazer o próximo passo…

Passo 3

Agora a gente já tem a velocidade em m/s, então só falta a gente exibir pro usuário. Sempre que precisamos exibir algo pro usuário, usamos a nossa querida e amada função print().

Pronto! Agora o valor dentro da variável “velocidade” vai ser exibido depois de ser calculado. Ufa! Conseguimos!!

Vamos pro próximo exercício?! Te espero lá!

Resposta