Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa para calcular e exibir a redução do tempo de vida (em número de dias) de um fumante. Leia a quantidade de cigarros fumados por dia e quantos anos ele já fumou. Considere que um fumante perde 10 minutos de vida a cada cigarro fumado.

Passo 1

Fala, meu padrinho! Tudo certo por estas bandas? Bora resolver mais um exercício.

Cara, a primeira coisa que a gente vai fazer aqui é ler os dados do usuário. Sempre que tiver que ler dados do usuário no exercício, é a primeira coisa que vamos fazer, okay?!

Pra ler dados do usuário a gente usa a função input(). Mas a função input(), por padrão, sempre retorna um dado do tipo texto (string). Como a gente espera um dado numérico (número de dias), a gente precisa converter.

Fizemos a conversão utilizando a função input() dentro da função int(). Isso garante que, no final, as duas variáveis recebam o valor no formato numérico. Agora que a gente tem a quantidade de cigarros por dia e o tempo de fumo em anos, a gente pode começar a fazer os contas!

Passo 2

Primeiro, precisamos saber quantos cigarros já foram fumados. Mas repara que em uma variável a gente tem dados em dias, e na outra, anos. Vamos converter o tempo de fumo pra dias também.

Agora, a gente tem a quantidade de cigarros por dia e o número de dias. Vamos multiplicar os dois pra saber o número de cigarros já fumados.

Agora, precisamos converter esse número de cigarros consumidos pra tempo de vida. O enunciado traz a relação de 10 minutos de vida perdidos a cada cigarro consumido. Com isso, vamos criar a nova variável pra armazenar a quantidade de minutos de vida perdidos.

Show! Pra finalizar, repara também que o enunciado especifica que a saída deve ser em dias de vida a menos. Por enquanto, a gente tem esse valor em minutos. Pra fazer a conversão, precisamos saber quantos minutos tem em um dia.

Beleza! Dividimos o número de minutos pela quantidade de minutos que tem em um dia. Assim, convertemos nosso dado de minutos pra dias. Agora, a gente só precisa exibir pro usuário.

Passo 3

Pra exibir o resultado das nossas contas pro usuário, vamos usar a função print().

Assim, a gente finaliza mais um exercício! Vamos pro próximo!! Te espero lá, doido.

Resposta