Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que leia um número inteiro e retorne o número multiplicado pela quantidade de dígitos.

Exemplo de entrada: 3141

Saída: 12564

Passo 1

Fala aí, meu chegado! Esse exercício requer uma certa malandragem… Vamo tentar resolver!

Só depois que a gente tiver a entrada do usuário que a gente vai poder continuar o programa e fazer os cálculos. Então se liga, a primeira coisa que a gente tem que fazer é receber o input do usuário. Pra perguntar algo pro usuário a gente usa a função input(), taokey?

Olha, a malandragem tá aí. Tu tá ligado que a função input() sempre retorna a entrada do usuário em forma de texto (string)?! Geralmente, quando a gente quer a entrada em formato de número, a gente já faz a conversão na mesma linha. Mas desta vez foi diferente. A gente guardou o número em forma de texto na variável “numero_string”, e criamos uma variável diferente pra guardar o valor em forma de número inteiro (int). Isso porque a gente vai usar as duas versões. Você vai ver no próximo passo.

Passo 2

Agora que a gente já tem o número, precisamos multiplicar ele pelo número de dígitos. Existem várias formas de descobrir o número de dígitos de um número, mas é muito mais fácil descobrir o número de caracteres em um texto (string). Vamos dar uma pausa no exercício rapidinho pra eu te apresentar a função len().

A função len() retorna a quantidade de caracteres que tem dentro da string que a gente passar como parâmetro. É claro, é possível saber o tamanho de uma string composta só por caracteres numéricos.

Mas só funciona com string e lista, ok?! Se você tentar passar um valor numérico, vai dar ruim!

Agora você deve ter se ligado na malandragem de ter guardado o valor digitado pelo usuário tanto na forma numérica quanto na forma de texto. Assim, a gente consegue saber a quantidade de dígitos usando a string.

Pronto! Agora, dentro da variável “tamanho” a gente tem armazenado a quantidade de dígitos do número. Pra fazer operações matemáticas, precisamos usar a versão numérica do valor.

Agora, dentro da variável “resultado” a gente tem o número multiplicado pela quantidade de dígitos. Mas não acabou ainda, pois precisamos exibir o resultado pro usuário. Mas antes, eu queria te lembrar que questões de programação tem váarias respostas certas, e você podia ter resolvido de outras formas diferentes dessa, ok?! Show! Vamos pro último passo.

Passo 3

Agora que já sabemos a resposta, a gente só precisa exibir pro usuário. Pra exibir pro usuário a gente usa qual função?! Se acertar, você ganha um litrão de Brahma patrocinado pelo Responde Aí.

Isso aí, ela mesma, a função print().

Pronto! Agora vamos executar nosso programinha e testar com o exemplo do enunciado pra ver se roda na moral…

Ufa! Deu a resposta certa… Com isso, concluímos mais um exercício, manoooo!

Te vejo no próximo, hein!

Resposta