Exercícios Resolvidos de Conversão de tipos

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que leia o primeiro termo de uma progressão aritmética (PA), sua razão(r) e um número inteiro n. Em seguida, calcule e exiba o n-ésimo termo (t) dessa PA.

Passo 1

Fala aí! Como primeiro passo, a gente precisa pedir os dados de entrada pro usuário. Nesse caso, a razão, o primeiro termo e o n. Sempre que a gente precisa pedir algo pro usuário, usamos a função input(), beleza?!

Mas tem um problema com esse código. Cara, sem que a gente chama a função input(), ele trás o que o usuário escrever em forma de texto (string). Mas acontece que aqui a gente quer que sejam números, porque a gente vai fazer conta com esses dados! Então precisamos converter os tipos.

Nas variáveis primeiro_termo e razao_pa, vamos converter pra números reais (float). Além disso, precisamos converter também o termo_n. Mas acontece que o termo vai ser um número inteiro (inclusive, tá escrito no enunciado). Então, vamos converter esse pra inteiro!

Beleza! Agora que a gente já tem os dados necessários, nos formatos certos, vamos botar a mão na massa e partir pra conta, no próximo passo.

Passo 2

Show, já temos os dados. Pra gente fazer a conta, vamos precisar da fórmula da PA. Pra nossa alegria, o enunciado deu a fórmula.

Então nossa tarefa é aplicar essa fórmula na próxima linha de código.

Pronto. Agora calculamos o termo e salvamos dentro da variável, de nome “termo”. Repara que a gente só precisou substituir os valores na fórmula. Aplicar fórmulas matemáticas em python costuma ser sempre assim.

Show! A gente só precisa exibir pro usuário o resultado, e faremos isso no passo 3!

Passo 3

Como já temos a resposta, só nos falta exibir pro usuário. Sempre que precisamos exibir algo pro usuário, usamos a função print(). E dessa vez não vai ser diferente.

Se liga que quando a gente usa o input(), a gente precisa se preocupar com o tipo de dado que a função retorna, e converter se for o caso. Mas quando usamos a função print(), não precisamos dessa preocupação, ok?! A função print() faz todas as conversões internamente, então é possível exibir números, textos, listas, etc, sem se preocupar com conversões.

Terminamos mais um exercício! Te espero no próximo, hein..

Resposta