Exercícios Resolvidos de Densidade

Ver Teoria

Enunciado

(Cap 14 – Prob. 82) Uma barca está em uma eclusa retangular de um rio de água doce. O comprimento da eclusa é 60,0 m e a largura é 20,0 m. As comportas de aço das duas extremidades estão fechadas. Uando a barca está flutuando na eclusa, uma carga de 2,50 × 10 6   N de sucataa de metal é colocado na barca. A densidade de metal é 9000 k g / m 3 . a) Depois que a carga de sucata de metal, que estava inicialmente nas margens da eclusa, é colocado na barca em quanto se eleva verticalmente o nível da água da eclusa? b) A sucata de metal é agora despejada na água da eclusa sobe, desce ou permanece inalterado? Caso ele suba ou desça, quanto varia verticalmente o nível da água da eclusa?

Passo 1

Eai meus queridx’s, bora ?

Para o navio-tanque flutuante, a força flutuante é igual ao seu peso total. A força flutuante é dada pelo Princípio de Arquimedes.

Quando o metal está no navio-tanque, ele desloca seu peso de água e depois de ser empurrado para o mar desloca seu volume de água.

Passo 2

  1. A mudança na altura Δ y está relacionada ao volume deslocado ∆ V por:
  2. Δ y = ∆ V A

    Onde A superfície da água na fechadura. Δ V é o volume de água que tem o mesmo peso que o metal, então

    Δ y = ∆ V A = w ρ á g u a g A = w ρ á g u a g A = 2,50 × 10 6   N 1,00 × 10 3 k g m 3 ⋅ 9,80 m s 2 ⋅ 60   m ⋅ 20 m = 0,213   m

    Passo 3

  3. Nesse caso, Δ V é o volume do metal; na expressão acima, ρ á g u a é substituída pela água metálica

ρ m e t a l = 9,00 ρ á g u a ,

que dá

∆ y ' = ∆ y 9

∆ y - ∆ y ' = 8 / 9

∆ y = 0,189   m

o nível da água cai nessa quantidade.

A densidade do metal é maior que a densidade da água, portanto, o volume de água que possui o mesmo peso que o aço é maior que o volume de água que tem o mesmo volume que o aço.

Resposta

  1. 0,213   m ;
  2. O nível cai 0,189   m .

Exercícios de Livros Relacionados

Dois corpos esféricos diferem em tamanho e massa. O corpo A tem uma massa que é oito vezes a massa do corpo B. O raio do corpo A é o dobro do raio do corpo B. Como suas massas específicas se comparam?
Determine a massa de uma esfera maciça de chumbo com um raio de 2,00 cm.
Considere uma sala medindo 4,0mx5,0mx4,0m . Sob condições atmosféricas normais, na superfície da Terra, qual é a massa do ar dentro da sala?
Dois corpos diferem em massa específica e em massa. O corpo A tem uma massa que é oito vezes a massa do corpo B. A massa específica do corpo A é quatro vezes a massa específica do corpo B. Como os vol
05. Duas esferas uniformes, uma de chumbo e outra de alumínio, possuem a mesma massa. Qual é a razão entre o raio da esfera de alumínio e o raio da esfera de chumbo?