Lista de Exercícios Resolvidos de Fluido sendo acelerado

Ver Teoria

Um tanque de água com 4   m de profundidade recebe uma aceleração constante ascendente a z . Determine ( a ) a pressão manométrica no fundo do tanque se a z = 5   m / s 2 e ( b ) o valor de a z que faz a pressão manométrica no fundo do tanque ser 1   a t m .

Ver solução completa

 Uma caixa retangular, contendo fluido de densidade 0,9 , é colocada em um carrinho que desce uma ladeira com aceleração constante a x = 3   m / s 2 . A inclinação da ladeira é de 30 ° . Determine a inclinação da superfície livre, usando o sistema de coordenadas indicado na figura. 

Ver solução completa

Um tanque selado, cheio com fluido de densidade 0,85 , é acelerado a 5   m / s 2 para a direita. Determine as pressões nos pontos A e B da figura, sabendo-se que a pressão no manômetro D é 200   k P a . As dimensões do tanque estão na figura.

Ver solução completa

Uma caixa, cuja base horizontal tem 2   x   2   m 2 e altura 1   m e t r o , está com líquido pela metade (veja a figura). Determine a aceleração horizontal, constante, a x , que resulta na condição crítica do enchimento, definido como sendo aquela para a qual há a ameaça do derramamento. Determine também a equação que indica a variação da pressão ao longo da base na condição crítica. A caixa está aberta à atmosfera.

Ver solução completa

Considere a figura abaixo. Se a aceleração linear na direção x for igual a 4   m / s 2 e a aceleração linear na direção y for 8   m / s 2 , encontre a equação das isobáricas e a pressão nos pontos B , C , D e E . O fluido é óleo, de densidade 0,8

Ver solução completa

O tanque abaixo está movendo com aceleração constante subindo um plano inclinado de 30 ° , como mostra a Figura abaixo. Considerando o movimento de corpo rígido, calcule ( a ) o valor da aceleração a , ( b ) se a aceleração é para cima ou para baixo e ( c ) a pressão manométrica no ponto A se o fluido for mercúrio a 20 ° C .

Ver solução completa

(Adaptada) O tanque de líquido da Figura acelera para a direita com o fluido em movimento de corpo rígido. (a) Calcule a x   em m/s². (b) Determine a pressão manométrica no ponto A se o fluido for glicerina a 20°C.

Ver solução completa

(Adaptada) Considere que um tanque de combustível de seção transversal elíptica com 10 m de comprimento, 3 m no eixo maior horizontal e 2 m no eixo menor vertical esteja completamente cheio com combustível ( ρ =   890   k g / m ³ ) . O tanque é transportado ao longo de uma pista horizontal. Para o movimento de corpo rígido, encontre a aceleração para a qual uma superfície de pressão constante se estende do topo da parede dianteira até o fundo da extremidade traseira.

Ver solução completa