Enunciado

11.3E Calcule a aceleração da gravidade na superfície da Lua.

Passo 1

Show de bolinhas pessoal, como vimos nessa seção, a equação da força gravitacional é dada como:

F G = G M m r 2

Onde M e m são as massas de cada corpo, enquanto r é a distância entre eles. Além disso, temos que G é a nossa constante gravitacional G = 6,67 × 10 - 11   Nm².kg² . Logo, a força gravitacional F L da Lua é em relação a um objeto de massa m é:

F L = G M L m R L 2

Passo 2

Iradoso, só que a malandragem vem agora, porque toda força que age sobre um corpo pode ser representada de acordo com a Segunda Lei de Newton, tal que:

F L = m a L

Onde a L representa a aceleração gravitacional que um corpo de massa m sente quando está sobre ação da força F L da Lua. Dessa forma se a gente igual as expressões que a gente encontrou, vamos obter que:

m a L = G M L m R L 2

Logo podemos cortar a massa m do objeto que está dos dois lados, isso indica que a aceleração gravitacional que um corpo sente não depende da sua massa. Tal que:

a L = G M L R L 2

Passo 3

Xuxu no mel, então como a massa M L da Lua vale 7,4 × 10 22   kg e seu raio é R L = 1   737   100   m , teremos que a aceleração a L será:

a L = 6,67 × 10 - 11 7,4 × 10 22 1   737   100 2

a L ≈ 1,6   m/s²

Resposta

a L ≈ 1,6   m/s²

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando a atração gravitacional entre você e o Sol é maior: ao meio-dia ou à meia-noite? Explique.
Uma espaçonave executa uma órbita circular com período T ao redor de uma estrela. Se uma estrela com três vezes a massa da primeira estivesse em órbita, à mesma distância, o novo período (em termos de
Quatro massas idênticas de 8,00 kg cada são colocadas nos cantos de um quadrado cujo lado mede 2,00 m. Qual é a força gravitacional resultante (módulo, direção e sentido) sobre uma das massas em virtu
Missão para Titã. Em 25 de dezembro de 2004, a sonda Huygens separou-se da espaçonave Cassini, que orbitava em Saturno, e iniciou uma jornada de 22 dias até a lua gigante Titã, de Saturno, em cuja sup
Duas esferas uniformes, cada uma com massa M e raio R , estão em contato. Qual é o módulo da força de atração gravitacional entre elas?