Enunciado

33. Uma barra reta de massa desprezível está montada sobre um pivô sem atrito, como mostrado na figura 7-38. Blocos de massa m 1 e m 2 estão presos à barra, nas distânica l 1 e l 2 .

a) Escreva uma expressão para a energia potencial gravitacional do sistema blocos-Terra como função do ângulo θ que a barra forma com a horizontal.

b) Para qual ângulo θ , esta energia potencial é mínima? A afirmativa “sistemas tendem a se mover para uma configuração de energia potencial mínima” é consistente com o seu resultado?

c) Mostre que se m 1 l 1 = m 2 l 2 , a energia potencial é a mesma para todos os valores de θ .(Neste caso, o sistema ficará em equilíbrio para qualquer ângulo θ . Esta é conhecida como a “Lei de Arquimedes da Alavanca”).

Passo 1

a)

A energia potencial gravitacional deste sistema de dois objetos é a soma de suas energias potenciais individuais ( U 1 e   U 2 ) e depende de uma escolha arbitrária de onde a energia potencial gravitacional é zero. A melhor opção é aquela que simplifica os detalhes matemáticos da expressão para U . Nesse problema, vamos escolher U = 0 onde θ = 0 .

Vamos então determinar U para o sistema de 2 objetos, como a soma de suas energias potenciais gravitacionais. Temos que observar que o bloco cuja massa é m 2 está acima da posição que escolhemos para U = 0 e sua energia potencial é positiva, enquanto a do bloco cuja massa é m 1 é negativo:

Temos, então que:

U θ = U 1 + U 2

U θ = m 2 g l 2 sen ⁡ θ - m 1 g l 1 sen ⁡ θ

U θ = g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Passo 2

b)

Para encontrar o valor de θ , para o qual a energia potencial é mínima, vamos derivar a expressão de U θ encontrada na letra a e igualá-la a zero, para ver se conseguimos encontrar algum ponto crítico:

U θ = g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Queremos   d U d θ :

d U d θ = d g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 ) d θ = 0

g cos ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 ) = 0

O único jeito de zerar essa expreesão é cos  ⁡ θ = 0 .

cos  ⁡ θ = 0

  ⁡ θ = ± π 2

Agora, vamos realizar o teste da segunda derivada para ver se o pontos encontrados são de máximo ou mínimo. Lembrando, que para ser mínimo, a segunda derivada precisa dar um valor positivo:

Queremos a segunda derivada:

d d θ d U d θ = d d θ ( g cos ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 ) )

d d θ d U d θ = - g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Façamos então o teste para os dois pontos que queremos:

Para   ⁡ θ = + π 2  

d ² U d θ ²   ⁡ θ = + π 2 = - g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )   ⁡ θ = + π 2 = - g ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Logo   ⁡ θ = + π 2 é um ponto de máximo

Para   ⁡ θ = - π 2  

d ² U d θ ²   ⁡ θ = - π 2 = - g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )   ⁡ θ = + π 2 = g ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Logo   ⁡ θ = - π 2 é um ponto de mínimo.

A energia será portanto, minima em   ⁡ θ = - π 2 .

Passo 3

c) Se m 1 l 1 = m 2 l 2 , então basta olhar a seguinte fórmula para ver o que vai acontecer:

U θ = g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )

Bom! Acho que não precisa dizer mais nada! No caso de m 1 l 1 = m 2 l 2 , U será igual a zero para qualquer valor do ângulo θ uma vez que m 2 l 2 - m 1 l 1 = 0 .

Resposta

a)   U θ = g sen ⁡ θ ( m 2 l 2 - m 1 l 1 )  

b) A energia potencial é mínima para   ⁡ θ = - π 2 .

c) A energia potencial será a mesma, e igual a zero, para qualquer valor de θ .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um carro em um parque de diversões se desloca sem atrito ao longo do trilho indicado na Figura 7.32. Ele parte do repouso no ponto A situado a uma altura h acima da base do círculo. Considere o carro
Uma única força conservativa paralela ao eixo O x atua sobre uma partícula que se desloca ao longo do eixo O x . A força corresponde ao gráfico de energia potencial indicado na F i g u r a7.45 . A par
Um peixe está preso em uma mola vertical, e quando ele é lentamente abaixado até atingir sua posição de equilíbrio a mola fica comprimida uma distância d. Quando o mesmo peixe está preso a essa mola e
34 . || De cima do muro de 10m de altura de uma fortaleza, um canhão inclinado em 30° acima da horizontal dispara uma bala com 80m / s . Qual será o módulo da velocidade da bala no solo?
33 . | Você dirige a 35k m / h quando a estrada subitamente desce 15m em direção a um vale. Você tira o pé do acelerador e desce em ponto morto para o vale. Exatamente quando atinge o fundo do vale, v