Enunciado

47. Depois de pousar em um planeta desconhecido, uma exploradora do espaço constrói um pêndulo simples de 50,0   c m de comprimento. Ela verifica que o pêndulo simples executa 100 oscilações completas em 136   s . Qual é o valor de g desse planeta.

Passo 1

Para achar o que o enunciado pede o melhor caminho é através da seguinte fórmula que relaciona frequência, o comprimento do pêndulo e a gravidade.

f = 1 2 π g L

Mas por que escolhi a fórmula que tem a frequência? A escolha foi por conta do que o enunciado nos fornece, que é o fato do movimento realizar 1 00 oscilações em 13 6   s , então a frequência é dada por:

f = 1 00 136

= 0 , 735   s

Passo 2

Vamos agora isolar a gravidade na última fórmula do passo 1 , para assim substituirmos o que sabemos na fórmula, vamos lá então:

f = 1 2 π g L

⇒ g L = f 2 4 π 2

⇒ g = L f 2 4 π 2

Agora, vamos substituir o que sabemos e achar um valor para g .

g = ( 0,5 ) ( 0,735 ) 2 4 π 2

Assim, temos que:

g = 10,7   m / s 2

Resposta

g = 10,7   m / s 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre que a energia total de um pêndulo simples sob oscilações de pequena amplitude ϕ 0 (em radianos) é E ≈ 1 2 m g L ϕ 0 2 . Dica: Use a aproximação c o s ϕ ≈ 1 - 1 2 ϕ 2 para pequenosϕ .
Um pêndulo simples de comprimento L é preso a um carrinho de grande massa que desliza sem atrito por um plano inclinado em um ângulo θ com a horizontal, como mostra a Figura 14-28. Encontre o período
A massa no final de um pêndulo simples de comprimento L é liberada do repouso a partir de um ângulo ϕ 0 . (a) Modele o movimento do pêndulo como movimento harmônico simples e encontre sua velocidade a
Qual é o comprimento de um pêndulo simples no qual o peso leva 3,2s para descrever uma oscilação completa?
Na figura, uma mola de demolição de 2500k g balança na ponta de um guindaste. O comprimento do segmento de cabo que se move com a bola é 17m . (a) Determine o período do balanço, supondo que o sistema