Enunciado

Um campo elétrico de aproximadamente 100 V m é frequentemente observado nas vizinhanças da superfície terrestre. Se esse campo existisse na Terra inteira, qual seria o potencial elétrico de um ponto na superfície ? (considere V = 0 no infinito.)

Passo 1

Bom turminha, vamos pra mais uma bem legal?

Então siimboraaaa ...

Nós queremos achar o potencial elétrico, mas a única informação que o problema nos deu foi o campo elétrico, certo?

Como o campo elétrico é constante nós podemos calcular o potencial usando a fórmula:

V = E . R T

Bom, agora que temos a fórmula e o problema já nos disse que:

E = 100 V m

E o raio da Terra a literatura nos diz:

R T = 6400 × 10 3   m

Substituindo:

V = 100 V m 6400 × 10 3   m

V = 6,4 × 10 8   V

E é só isso galerinha !! Gostaram ?!

Resposta

V = 6,4 × 10 8   V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma casca cilíndrica oca, de comprimento L e raio R, possui uma carga Q uniformemente distribuída ao longo do comprimento. Qual é o potencial elétrico no centro do cilindro?
A FIGURA P29.71 mostra um bastão fino, dotado de uma carga Q, que foi curvado para se transformar em um semicírculo de raio R. Obtenha uma expressão para o potencial elétrico criado por ele em seu pró
Uma esfera de raio R possui uma carga q.a. Qual será o aumento infinitesimal dU de potencial elétrico se uma quantidade infinitesimal dq de carga for trazida do infinito até a superfície da esfera?b.
A FIGURA P29.69 mostra um bastão fino de comprimento L e com uma carga Q. Encontre uma expressão para o potencial elétrico criado por ele a uma distância x do centro do bastão em um ponto do eixo x.
A FIGURA P29.69 mostra um bastão fino de comprimento L dotado de uma carga Q. Obtenha uma expressão para o potencial elétrico criado pelo bastão a uma distância z do centro do mesmo sobre a linha de b