Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 2 - Capítulo 19.Exercício - Ex. 23
Ver Outros Exercíciosdesse livro
Em uma experiência para simular as condições no interior de um motor de automóvel, de calor são transferidos para de ar contido no interior de um cilindro com volume igual a . Inicialmente, o nitrogênio está a uma pressão de à temperatura de .
- Se o volume do cilindro é mantido constante, qual é a temperatura final do ar? Suponha que o ar seja constituído essencialmente de nitrogênio e use os dados da Tabela 19.1, mesmo que a pressão não seja baixa. Faça um diagrama para esse processo.
- Calcule a temperatura final do ar supondo que o volume do cilindro possa aumentar enquanto a pressão permanece constante. Faça um desenho do diagrama para esse processo.
Passo 1
Olá, tudo bem? Vou ajudar você nessa aqui!
Borá lá?
Letra a)
Os dados que o problema nos trás são:
Como o processo é a volume constante, podemos por meio da fórmula encontrar a variação de temperatura. E já que foi dada a temperatura inicial, encontrar a temperatura final é mamão com açúcar =) Vamos começar?
Na tabela dos calores específicos do livro texto temos que , daí o valor de é:
Daí a temperatura final vai ser:
Agora vamos ao desenho do diagrama. Como se trata de um processo a volume constante, temos que o desenho será uma reta vertical indo do estado para o estado :
Passo 2
Letra b)
Agora o processo é a pressão constante. A ideia aqui vai ser bem semelhante: vamos usar a fórmula do calor à pressão constante para determinar o valor da variação de temperatura e assim determinar a temperatura final do sistema. Bora lá?
Da mesma tabela temos que o valor de é , daí a variação de temperatura é:
Daí a temperatura final vai ser:
Agora vamos ao desenho do diagrama. Como se trata de um processo à pressão constante, temos que o desenho será uma reta horizontal indo do estado para o estado :
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais
Ver Mais