Enunciado

  1. A orientação da velocidade angular de um corpo é, necessariamente, a mesma do torque resultante sobre ele? Explique.
  2. Se o torque resultante e a velocidade angular têm sentidos opostos, o que isto lhe informa sobre a rapidez angular?
  3. A velocidade angular pode ser zero, mesmo se o torque resultante não é zero? Se sua resposta é afirmativa, dê um exemplo.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Item (a): Ele diz que o torque e a velocidade angular de um corpo sempre têm a mesma orientação. E a gente precisa dizer se isso é verdade.

Olha, a gente pode pensar aqui na segunda lei de Newton para a rotação (que é bem parecida com a segunda lei de Newton linear):

τ r e s = I α

Ela diz que o sentido do torque resultante sobre um corpo deve ser igual ao sentido da aceleração angular sobre o corpo. E isso vale para a velocidade angular também?

Não! O torque resultante tem sempre o mesmo sentido da aceleração angular. Mas a aceleração angular e a velocidade angular podem ter sentidos diferentes!

Por exemplo, se você bota uma bolinha para girar sobre uma mesa, ela para uma hora, certo? Porque a força de atrito causada pelo contato com a mesa causa um torque no sentido de frear a bolinha. Ou seja, a aceleração angular gerada pelo torque é contrária a velocidade angular existente. E assim, o torque também está contra essa velocidade.

Logo, torque e velocidade angular podem sim ter sentidos opostos. Essa é falsa.

Passo 2

Item (b): Ele quer saber se o torque e a velocidade angular forem contrários, o que a gente pode dizer da rapidez angular.

Aqui podemos usar o exemplo do passo anterior. A gente tinha a bolinha com uma velocidade angular. Aí a mesa gerou sobre ela um torque contrário ao movimento por causa do atrito.

E o que esse torque fez? Ele parou a bolinha! Ou seja, diminuiu o módulo da velocidade angular da bolinha.

O módulo da velocidade angular é a rapidez angular. Então esse torque contrário, com sentido oposto ao sentido da velocidade angular, faz a rapidez da bolinha diminuir.

Então quando torque e velocidade angular são opostos, temos que a rapidez está diminuindo.

Passo 3

Item (c): Ele quer saber se é o possível que o torque seja não nulo mas a velocidade angular seja nula.

Vamos dar uma olhada na segunda lei de Newton de novo:

τ r e s = I α

Vê que se o torque não for nulo, quer dizer que a aceleração angular é não nula, certo?

E o que a aceleração angular faz? Ela muda a velocidade angular! Vimos que ela pode diminuir o módulo dessa velocidade. Aí te pergunto? Ela pode diminuir esse módulo até ele passar por zero?

Sim! A aceleração angular pode mudar o sinal da velocidade angular, fazendo ela passar por ω = 0 . E sem tem aceleração angular no momento onde ω = 0 , também temos torque não nulo!

Então podemos sim ter torque não nulo e velocidade angular nula, quando o nosso objeto está mudando o sentido da velocidade angular.

Como exemplo, podemos imaginar um pêndulo:

Ele tem velocidade angular que vai diminuindo até ele chegar na altura máxima. Nesse ponto temos ω = 0 . Depois ele começa a ter velocidade angular no sentido oposto, e ele volta a descer. Nesse intervalo que ele sobe, para e desce, o torque continua o mesmo.

Resposta

a) Não.

b) A rapidez diminui.

c) Sim. Um pêndulo na altura máxima.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma pequena bola com uma massa de 1,3 k g está montada em uma das extremidades de uma barra de 0,78 m de comprimento e massa desprezível. O sistema gira e um círculo horizontal em torno da outra extre
Na figura abaixo, uma força horizontal constante F → de módulo 10 N é aplicada a uma roda de massa 10 k g e raio 0,3 m . A roda rola suavemente na superfície horizontal e o módulo da aceleração do cen
A força F → = - 8 N i → + 6 N j → age sobre uma partícula cujo vetor posição é r → = 3 m i → + 4 m j → . Qual é ( a ) o torque em relação à origem a que está submetida a partícula, em termos dos vetor
Em termos dos vetores unitários, qual é o torque em relação à origem a que está submetida uma partícula localizada nas coordenadas ( 0 ; - 4 m ; 3 m ) se esse torque se deve ( a ) uma força F 1 → de c
Uma ameixa está localizada nas coordenadas ( - 2 m ; 0 ; 4 m ) . Em termos dos vetores unitários, qual é o torque que se deve a uma força cuja única componente é a F x = 6 N , b F x = - 6 N , c F z =