Enunciado

Qual(is) gráficos(s) (ou nenhum deles), de v x em função de t na figura abaixo melhor descreve o movimento de uma partícula com (a) velocidade negativa e rapidez crescente, (b) velocidade negativa e aceleração nula, (c) aceleração variável, e (d) rapidez crescente?

Passo 1

(a) Como estamos lidando com um gráfico da velocidade em função do tempo, a velocidade será negativa sempre que a linha do gráfico estiver abaixo do eixo x .

E se a rapidez é crescente, então o módulo da velocidade tem que estar aumentando (seja ficando mais positivo ou mais negativo).

O único gráfico que atende essas exigência é o d .

Passo 2

(b) Continuamos com a mesma exigência para que a velocidade seja negativa (linha abaixo do eixo x ).

Além disso, para que a aceleração seja nula, a velocidade tem que permanecer constante, e o gráfico precisa ser uma reta horizontal.

Essas condições são satisfeitas apenas pelo gráfico b .

Passo 3

(c) Se a aceleração é variável (não constante), então o gráfico da velocidade em função do tempo não pode ser uma linha reta.

Como todos os gráficos da figura mostram linhas retas, nenhum deles pode representar um corpo se movendo com aceleração variável.

Passo 4

(d) O fato de que a rapidez é crescente tem a seguinte consequência sobre o gráfico: o módulo da velocidade tem que estar aumentando (seja ficando mais negativo ou mais positivo).

Isso acontece nos gráficos c e d .

Resposta

(a) Gráfico d .

(b) Gráfico b .

(c) Nenhum.

(d) Gráficos c e d .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Deixa-se cair uma pedra, sem velocidade inicial, do alto de um edifício de 60m . A que distância do solo está a pedra 1,2s antes de chegar ao solo?
Uma partícula parte da origem em t = 0 e se move no sentido positivo do eixo x . O gráfico da velocidade da partícula em função do tempo é mostrado na Fig. 2-43; a escala vertical é definida por v s =
Um carro que se move com aceleração constante percorreu em 6,00s a distância de 60,0m que separa dois pontos. A velocidade do carro ao passar pelo segundo ponto era 15,0m / s . (a) Qual era a velocida
A distância entre duas estações de metrô é 1100m . Se um trem acelera a + 1,2m / s ² ² a partir do repouso na primeira metade da distância e desacelera a- 1,2m / s ² ² na segunda metade, quais são (a)
Um trenó a vela está se movendo para leste com velocidade constante quando uma rajada de vento produz uma aceleração constante para leste durante 3,0s . O gráfico de x em função de t aparece na Fig. 2