Enunciado

Responda sim ou não a cada uma das questões a seguir. 

a.Um sistema corpo-Terra pode ter energia cinética e não ter energia potencial gravitacional?

b.Ele pode ter energia potencial gravitacional e não ter energia cinética? 

c.Ele pode ter os dois tipos de energia no mesmo momento?

d.Ele pode não ter nenhuma dessas energias?

Passo 1

Aqui é bem simples, meus queridos, e pra isso a gente pode pensar numa montanha-russa como exemplo.

a.Uma montanha russa pode estar se movimentando – logo, tendo energia cinética – mas não ter energia potencial gravitacional?

A resposta é SIM. Quando a montanha-russa estiver passando com uma determinada velocidade no ponto mais baixo da sua trajetória, sua energia potencial vai ser nula, mas ela vai sim ter energia cinética!

Passo 2

b.A montanha-russa pode ter só energia potencial gravitacional e não ter energia cinética?

A resposta também é SIM. Sabe aquelas montanhas-russas que dão aquela freada assustadora no ponto mais incrivelmente alto de todo o percurso, imediatamente antes de “cair” com toda a velocidade?

Bom, nesse momento que esteve parada, sem velocidade, ela não tinha energia cinética, mas tinha energia potencial, uma vez que estava beeem alta no percurso, certinho?

Passo 3

c.Essa aqui é mais uma vez SIM. A montanha-russa quando tá correndo em partes do percurso que não são as mais baixas – de energia potencial nula – ela por consequência tem energia cinética (por estar correndo) e também vai ter energia potencial, belezinha??

Passo 4

d.Também aqui a resposta seria SIM.

Seria o caso da montanha-russa na posição mais baixa do percurso, só que dessa vez parada! Nisso, ela vai ter energia potencial e energia cinética nulas, certo, gente?

Resposta

a. Sim

b. Sim

c. Sim

d. Sim

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

132- A maior força que podemos exercer sobre um objeto com um dente molar é cerca de 750 N. Suponha que, quando você morde gradualmente um caramelo, o caramelo resiste à compressão exercida por um dos
134- A Fig. 8-73a mostra uma molécula composta por dois átomos de massas m e M (com m ≪ M ) separados por uma distância r . A Fig. 8-73b mostra a energia potencial U ( r ) da molécula em função de r .
66. Nos problemas de 64 a 67 , são fornecidas equações para serem usadas na resolução de um problema. Para cada uma delas, você deve Redigir um problema realista para o qual esta equação se aplique. D
Um plano inclinado de ângulo = 20,0° tem uma mola de constante elástica k = 500 N/m presa firmemente na parte inferior, de maneira que a mola fica paralela à superfície, como mostrado previamente na F
Um plano inclinado de ângulo tem uma mola de constante elástica k presa firmemente na parte inferior de maneira que a mola fica paralela à superfície. Um bloco de massa m é colocado no plano a uma dis