Enunciado

Uma bola de argila cai livremente no chão duro. Ela não ricocheteia visivelmente e chega ao repouso muito rapidamente. O que, então, aconteceu com a energia que a bola tinha enquanto estava caindo? 

a. Foi usada para produzir o movimento descendente.

b. Foi transformada novamente em energia potencial. 

c. Foi transferida para a bola pelo calor. 

d. Está na bola e no chão (e paredes) como energia de movimento molecular invisível.

e. A maior parte dela foi para o som.

Passo 1

Gente, aqui talvez seja mais fácil a gente analisar uma a uma e verificar o que provavelmente não aconteceu...

a) Parte da energia potencial sempre se transforma em energia cinética no movimento de queda de um objeto. Logo, a energia que a bola tinha quando estava caindo já estava produzindo o movimento descendente, não faz sentido ela se transformar no que ela já era, saca? Certamente isso tá errado!

b) Não faz sentido, uma vez que praticamente não se verificou a bola quicando, ganhando altura de novo. Logo, energia potencial não pode ser a resposta.

c) A energia (de movimento) já estava na bola, não faz sentido dizer que ela foi transferida pra onde ela já estava, além de que a argila é um material mau condutor de calor!

d) Os movimentos moleculares invisíveis já existiam na bola desde sempre, independente do experimento. Fora isso, esses movimentos tem um quantitativo em energia muito baixo pra ser levado em conta na situação.

e) Essa já faz mais sentido, uma vez que o chão é duro, como dito no enunciado, e isso geralmente colabora pra uma queda bem barulhenta, não é mesmo? Então seria, sim, razoável dizer que praticamente toda energia cinética virou energia sonora no instante da queda!

Resposta

Alternativa e).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

51. Uma bola (de 0,17K g ) é lançada do teto de um edifício, 12m acima do chão. Sua velocidade inicial é de 30m / s , formando 40 ° acima da horizontal. Despreze a resistência do ar.a) Qual a altura m
52. Um pêndulo de 80c m de comprimento com uma bolinha de 0,60 kg é liberado do repouso a um ângulo inicial de θ 0 com a vertical. Na parte mais baixa da oscilação, a rapidez dabolinha é de2,8m / s .
53. A ponte Royal Gorge sobre o rio Arkansas (EUA) está a 310 m acima do rio. Uma praticante de bungee-jump de 60K g , tem uma corda elástica, cujo comprimento quando não tensionada é de 50m , presa a
54. Um pêndulo consiste em uma bola de 2,0K g presa a um fio leve de 3,0m de comprimento. Quando suspensa em repouso com o fio na vertical, a bola recebe um impulso horizontal, que lhe imprime uma vel
Coeficiente de atrito variável. Uma caixa desliza sobre uma superfície horizontal com velocidade escalar de 4,50m / s quando, no ponto P , encontra uma área áspera. Na área áspera, o coeficiente de at