Enunciado

Qual a principal diferença operacional entre ciclones e hidrociclones? Discuta, também, sobre a erosão em cada um desses equipamentos.

Passo 1

Tanto ciclones como hidrociclones são equipamentos que fazem uso de um campo centrífugo gerado pelo próprio movimento do fluido para obter a separação de partículas do fluido.

Mas há uma grande diferença operacional em termos do fluido alimentado em cada um dos equipamentos, e é isso que o enunciado pergunta. Em ciclones, o fluido da suspensão alimentada é um GÁS, enquanto nos hidrociclones, o fluido da suspensão é um LÍQUIDO.

Passo 2

O enunciado também pede pra gente comentar sobre a erosão em cada um dos equipamentos. Pensa comigo, o principio de separação nos dois equipamentos é semelhante, certo? Tem uma suspensão se movimentando em espiral num equipamento com uma parte cilíndrica e uma parte que é um tronco de cone e as partículas são separadas devido a um campo centrífugo.

Se os equipamentos e forma de separação são tão parecidos, poderíamos pensar, a princípio, que a erosão também seria semelhante, né? Massssssss acontece que não é. E isso ocorre justamente pelo tipo de fluido em cada um dos equipamentos.

A erosão no equipamento ocorre devido ao atrito das partículas sólidas com o equipamento. Mas, como vimos, esses sólidos estão em suspensão, daí imersos em um fluido. Diferentes fluidos podem “atenuar” a erosão... quanto maior a viscosidade do fluido, é como se ele impedisse que a partícula sólida se esfregasse com tanta força no equipamento, e assim diminui a erosão.

Líquidos possuem viscosidade muito maior do que gases e como hidrociclones operam com líquido e ciclones com gases, a erosão é mais intensa em ciclones do que hidrociclones.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Relacionados