Exercícios Resolvidos de Materiais Magnéticos

Ver Teoria

Enunciado

4 . ( b ) Defina o que são materiais diamagnéticos, materiais paramagnéticos e materiais ferromagnéticos.

Passo 1

O item ( b ) quer uma definição para os materiais diamagnéticos, materiais paramagnéticos e materiais ferromagnéticos. Vamos lá então.

Passo 2

Materiais diamagnéticos são os que tem dipolos magnéticos que são induzidos quando submetidos a um campo magnético externo e produzem um campo magnético fraco e oposto ao externo.

Passo 3

Materiais paramagnéticos são os que possuem momentos de dipolos magnéticos que interagem fracamente e que tem orientações aleatórias resultando num campo magnético nulo.

Passo 4

Materiais ferromagnéticos são aqueles que tem momentos de dipolos magnéticos que interagem fortemente que se alinham, produzindo regiões com campos magnéticos intensos.

Resposta

Explicado acima.

Exercícios de Livros Relacionados

Exercício de Livro
Um estudante fabrica um pequeno eletroimã enrolando 300 espiras de fio em um cilindro de madeira com um diâmetro d = 5,0c m . A bobina é ligada a uma bateria que produz uma corrente de 4,0A no fio. (b
A figura 29-72a mostra um fio que conduz uma corrente i e forma uma bobina circular com apenas uma espira. Na figura 29-72b, um fio de mesmo comprimento forma uma bobina circular com duas espiras de r
Exercício de Livro
Exercício de Livro