1.

Um motorista que dirige ao longo de um trecho de reta de uma rodovia diminui a velocidade de seu automóvel para uma taxa constante antes de sair da rodovia em direção a uma rampa de saída circular com raio de 168   m . Ele continua a desaceleração com a mesma taxa constante de tal forma que, 10   s   após ter entrado na rampa, sua velocidade escalar diminuiu para 32   k m / h , uma velocidade escalar que ele, então, mantém. Sabendo que a essa velocidade constante a aceleração total do carro é igual a um quarto de seu valor antes de entrar na rampa, determine o valor máximo da aceleração total do carro.

Resolução
2.

Na parte inferior de uma acrobacia aérea na qual o avião descreve um círculo em um plano vertical ( r θ ) a uma altitude de 400 metros, o avião P tem uma velocidade horizontal de 600   k m / h e nenhuma aceleração horizontal. O raio de curvatura da trajetória é 1200   m . Para o radar de rastreamento em O , determine os valores de r ¨ e θ ¨ registrado para esse instante.

Resolução
3.

Um carro de teste parte do repouso em uma pista horizontal circular de 80   m de raio e aumenta sua velocidade a uma taxa uniforma para atingir os 100   k m / h em 10 segundos. Determine o módulo a da aceleração total do carro 8 segundos após a partida.

Resolução
4.

O foguete é lançado verticalmente e rastreado pela estação de radar mostrada. Quando θ chega a 60 ° , outras medições correspondentes fornecem os valores r = 9   k m , r ¨ = 21   m / s 2 , θ ˙ = 0,02   r a d / s . Calcule o módulo da velocidade e da aceleração do foguete nesta posição.

Resolução
5.

O movimento do bloco deslizando P na ranhura radial rotativa é controlado pelo parafuso como mostrado. Para o instante representado θ ˙ = 0,1   r a d / s , θ ¨ = 0,04   r a d / s 2 e r = 300   m m . Além disso, o parafuso gira a uma velocidade constante fornecendo r ˙ = 40   m m / s . Para este instante, determine os módulos da velocidade v → e da aceleração a → de P . Desenhe v → e a a → para θ = 120 ° .

Resolução
6.

Na parte inferior A da acrobacia aérea na qual o avião descreve um círculo em um plano vertical, o módulo da aceleração total do avião é de 3 g . Se a velocidade do avião em relação ao ar é de 800   k m / h e está aumentando na taxa de 20   k m / h por segundo, calcule o raio de curvatura ρ da trajetória em A .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas