1.

Dada a peça abaixo e sabendo que a seção varia bruscamente, determine qual será a tensão cisalhante máxima ao qual ela estará sujeita se o raio de adoçamento dessa peça for de 100mm.

Resolução
2.

A peça de aço abaixo possui as dimensões mostradas na figura. Sabendo que esse material possui tensão cisalhante máximo de τ a d m = 80   M P a e sabendo que essa peça possui concentração de tensão determine o máximo torque T que podemos aplicar nela sem que haja rompimento da mesma. O raio de adoçamento dessa peça é r = 2,27   c m .

Resolução
3.

A peça de madeira abaixo possui as dimensões mostradas na figura. Sabendo que esse material possui tensão cisalhante máximo de τ a d m = 27   M P a e sabendo que essa peça possui concentração de tensão determine o máximo torque T que podemos aplicar nela sem que haja rompimento da mesma. O raio de adoçamento dessa peça é r = 5,8   c m .

Resolução
4.

Em um experimento mecânico deseja-se descobrir o motivo do rompimento de uma determinada peça sujeita a ação de esforços de torção. A peça é mostrada abaixo e a região de rompimento é mostrado ao lado. Um aluno supõe que a provável causa do rompimento da peça foi um defeito de fabricação ou um defeito na soldagem do material. Com base em seus conhecimentos de resistência dos materiais indique qual foi o provável motivo do rompimento da peça e apresente conceitos plausíveis par sua suposição.

Resolução
5.

O eixo de seção variável da figura gira a 450   r p m . Sabendo que r = 5,08   m m , determine a potência máxima que pode ser transmitida sem exceder a tensão de cisalhamento admissível de 51,7   M P a .

Utilize o gráfico abaixo para a determinação do coeficiente de concentração de tensão K :

Resolução
6.

Sabendo que o eixo de seção variável mostrado na figura deve transmitir 45   k W na velocidade de 2100   r p m , determine o raio r mínimo do adoçamento para que a tensão de cisalhamento admissível de 50   M P a não seja excedida.

Utilize o gráfico abaixo para a determinação do coeficiente de concentração de tensão K :

Resolução
7.

A peça de latão abaixo possui as dimensões mostradas na figura. Sabendo que esse material possui tensão cisalhante máximo de τ a d m = 57   M P a e sabendo que essa peça possui concentração de tensão determine o máximo torque T que podemos aplicar nela sem que haja rompimento da mesma. O raio de adoçamento dessa peça é r = 1,1   c m .

Resolução
8.

Um dos momentos mais tristes da história do automobilismo foi quando o famoso piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, faleceu em um grave acidente em uma corrida. Foi comprovado posteriormente que o manche do volante apresentava uma variação de seção e que essa foi a causa principal do acidente. O acidente ocorreu em uma curva em que o carro de Ayrton Senna estava em alta velocidade. Explique porque um manche variando de seção bruscamente é altamente perigoso para os pilotos de fórmula 1.

Resolução
9.

O manche de ligação de um volante foi construído segundo o formato abaixo. Se em uma curva a torção aplicada nesse eixe é a dada abaixo, e sabendo que o raio de adoçamento é de 10mm além da tensão cisalhante admissível ser de 1000 Mpa, determine se o eixo do volante romperia com a ação o esforço de torção.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas