1.

O eixo maciço de 30   m m de diâmetro é usado para transmitir os torques aplicados às engrenagens. Determine a tensão de cisalhamento máxima absoluta no eixo.

Resolução
2.

Um torque de intensidade T = 120   N * m é aplicado ao eixo A B do trem de engrenagem mostrado. Sabendo que a tensão de cisalhamento é de 75   M P a em cada um dos três eixos sólidos, determine o diâmetro necessário para ( a ) o eixo A B , ( b ) o eixo C D e ( c ) o eixo E F .

Resolução
3.

O projeto prevê que o eixo de transmissão A B de um automóvel será um tubo de parede fina. O motor transmite 125   k W quando o eixo está girando a 1500   r e v / m i n u t o . Determine a espessura mínima da parede do eixo se o diâmetro externo for 62,5   m m . A tensão de cisalhamento admissível do material é τ a d m = 50   M P a .

Resolução
4.

Um motor de potência 3000 HP e frequência 5400 RPM transfere para uma barra AB um torque. Sabendo que a resistência a tensão cisalhante da barra CD é τ a d m C D = 200   M P a , determine o diâmetro mínimo que que a barra CD deverá ter, em mm, para que não rompa com a ação do torque aplicado pelo motor. Dimensões das engrenagens e da barra AB dados na figura.

Resolução
5.

Uma barra de aço AB e CD estão conectadas por duas engrenagens (E e F). A barra AB sofre a ação de um motor que transfere a ela uma potência de 50 HP a uma frequência de 180RPM. Sabendo que as dimensões de cada barra, assim como os diâmetros das engrenagens são dados na figura, determine a tensão cisalhante máxima ao qual a barra CD estará sujeita.

Resolução
6.

Uma barra sofre uma torção mostrada na figura. Sabendo que essa torção foi dada na barra AB, determine qual deve ser o torque resistente na barra CD para que essa barra não sofra movimento. Os valores de diâmetro das engrenagens (E, F e G) e das barras é dado na própria figura.

Resolução
7.

Uma barra de aço possui resistência ao cisalhamento de τ a d m = 200   G P a . Sabendo disso determine a potência máxima em HP que esse motor pode transferir para essa barra antes que a mesma rompa. Frequência do motor igual a 3600   R P M . Dimensões da barra dada na figura.

Resolução
8.

O eixo maciço de alumínio tem diâmetro de 50   m m e tensão de cisalhamento admissível τ a d m = 6   M P a . Determine o maior torque T 1 que pode ser aplicado ao eixo se ele também estiver sujeito a outros carregamentos de torção. Exige-se que T 1 aja na direção mostrada. Determine também a tensão de cisalhamento máxima no interior das regiões C D e D E .

Resolução
9.

O motor transmite um torque de 50   N * m ao eixo A B . Esse torque é transmitido ao eixo C D pelas engrenagens em E e F . Determine o torque de equilíbrio T ’ no eixo C D e a tensão de cisalhamento máxima em cada eixo. Os mancais B , C e D permitem a livre rotação dos eixos.

Resolução
10.

Determine a tensão de cisalhamento máxima em um eixo de seção transversal cheia, de 38   m m de diâmetro, quando ele transmite 75   h p a uma velocidade de a   750   r p m e b   1500   r p m .

Dica do Expert: 1   h p = 745,7   W = 745,7   N * m / s .

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas