Exercícios Resolvidos de Medidas de Assimetria e Curtose

Ver Teoria

Enunciado

Defina o que é uma distribuição platicúrtica. Mostre através de um esboço a relação entre os três tipos (Mesocúrtica, leptocúrtica e platicúrtica).

Passo 1

Antes de definir essas distribuições, precisamos lembrar o que é curtose. A curtose ( b 2 ) é uma medida que caracteriza o quanto uma curva de função de probabilidade é achatada.

A curva da distribuição normal é usada como padrão para uma curva mesocúrtica, ou seja, com curtose igual a zero.

A distribuição leptocúrtica é aquela que é mais alta e concentrada que a distribuição normal, carinhosamente chamada também de distribuição com “caudas pesadas”. Tem curtose maior que zero.

E finalmente, vamos definir a distribuição platicúrtica. Ela é a distribuição que tem curva mais achatada que a normal, um exemplo é a distribuição T de Student! Tem curtose menor que zero.

Passo 2

Um gráfico relacionamento as três seria tipo esse aqui:

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios de Livros Relacionados

7-63.Seja X,X......X.uma amostra aleatoria de uma variavel aleatoria continua.com funcao de distnbuicao cumulativa F(x).Encontre
Seja f ( x ) = θ x θ - 1 , 0θρ e 0x1 . Mostre que Θ ^ = - n l n ( Π i = 1 n X i ) é um estimador de máxima verossimilhança para θ .
Seja f ( x ) = ( 1 / θ ) x ( 1 - θ ) / θ , 0x1 e 0θ∞ . Mostra que Θ ^ = ∑ i = 1 n l n ( X 1 ) n é um estimador de máxima verossimilhança para θ e que Θ é um estimador não tendencioso para θ .
7-64.Seja X uma variavel aleatoria com media u e variancia oe seja X.X......X.uma amostra aleatoria de tamanho n,provenicnte de X.Mostre que a estatistical'-ke um estimador nao-ten- dencioso para o,pa
7-60.Uma colecao de n itens,selecionados aleatoriamente,medida duas vezes por um operador que usa um medidor.Sejam X,c Y, os valores medidos para o i-esimo item.Suponha que essas duas vanaveis aleaton