1.

Utilize equações de conservação para descrever o movimento de uma partícula confinada em um recipiente em rotação. Considere que o campo centrífugo é bem maior do que o campo gravitacional e que a velocidade angular do recipiente é constante.

Resolução
2.

Desprezando-se a fase transiente do movimento, que é, em geral, muito rápida quando se fala de partículas, partículas caminham com velocidade terminal na direção do campo de forças a que estão submetidas (mesmo se essa não for a única componente de seu movimento). Entretanto, há uma diferença na velocidade terminal se esse campo de forças for gravitacional ou centrífugo. Diga qual é essa diferença e explique o porquê de sua existência.

Resolução
3.

Explique, com palavras apenas, como é o movimento de uma partícula confinada em um recipiente em rotação. Considere que o campo centrífugo é bem maior do que o campo gravitacional e que a velocidade angular do recipiente é constante.

Resolução
4.

Descreva o movimento de uma partícula em um fluido em movimento unidirecional na horizontal apenas com palavras.

Dado: o movimento do fluido é perpendicular ao campo gravitacional e este é o único campo atuando.

Resolução
5.

Imagine um equipamento de separação infinitamente longo, isto é, cujo comprimento é muito maior do que a altura e largura.

Um fluxo de partículas suspensas em um gás é introduzido no equipamento, estando estas dispersas ao longo de toda a área transversal do equipamento.

Sabendo que o equipamento está submetido ao campo gravitacional apenas e este é perpendicular ao fluxo, onde você esperaria encontrar maior concentração de partículas na saída do equipamento, em termos de área transversal da saída, considerando que as partículas NÃO fiquem retidas no equipamento e a área transversal do equipamento seja constante?

Resolução
6.

Utilize agora equações de conservação para descrever o movimento de uma partícula em um fluido em movimento no sentido positivo do eixo x. Sabe-se que a gravidade aponta para baixo e perpendicular ao movimento do fluido.

Resolução

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas