Determine a razão entre os campos centrífugos 1 e 2, isto é , tal que as velocidades terminais das partículas 1 e 2 sejam as mesmas. Sabe-se que as partículas 1 e 2 são esféricas, de mesmo material e 2 possui o dobro do diâmetro de 1. Ambas estão imersas num mesmo fluido, estagnado, e cada uma está exposta, exclusivamente, aos campos centrífugos e , respectivamente. Considere o coeficiente de arraste, , igual para as duas partículas.
Mostre matematicamente que é possível explorar a velocidade terminal para separar partículas de iguais tamanho e morfologia imersas em um mesmo fluido e que diferem apenas no material.
Suponha constante.
Mostre as forças atuando sobre uma partícula sedimentando em cada um dos casos abaixo:
Sobre a velocidade terminal de uma partícula sedimentando em um líquido parado, classifique as afirmativas em verdadeiras ou falsas. Justifique sempre.
Imagine duas partículas idênticas imersas em um mesmo fluido estagnado. Sem nada pra fazer, as duas partículas resolveram apostar corrida. Sabendo que as partículas estão expostas a campo de força centrífugo apenas e cada uma está exposta a um campo de mesma direção e sentido, mas intensidades diferentes, qual das duas partículas ganhará a corrida?
Despreze a fase acelerada do movimento e considere que o coeficiente de arrasto é igual para as duas partículas.