Exercícios Resolvidos de Projeto de controlador cascata

Ver Teoria

Enunciado

Como queria implementar uma malha em cascata para controlar a temperatura de um reator, um engenheiro de controle precisava decidir qual variável intermediária seria mais adequada para usar como variável secudária na malha.

Para isso ele fez o teste de ralé (inserção de um degrau e monitoramento da resposta) na variável primária e nas duas variáveis candidadatas a se tornarem a variável secundária.

Para a variável primária, foi obtida seguinte curva de reação:

Para a a primeira variável intermediária testada, a curva de resposta é dada abaixo:

Já para a segunda opção de variável secunária, o gráfico da resposta de reação é dado abaixo:

Indique e justifique qual é a melhor opção de escolha para a variável secunária: a primeira ou a segunda opção?

Passo 1

Para a escolha da variável secundária de uma malha em cascata o critério predominante a ser levado em consideração é a velocidade de resposta a distúrbios.

A variável secundária deve responder mais rapidamente que a variável primária. Alguns autores dizem que o ideal é que a variável secundária seja três vezes mais rápido, entretanto, quando a variável secundária tem constante de tempo 70% menor que a primária o efeito na malha de controle já começa a aparecer.

Sendo assim, podemos vez que no enunciado temos o gráfico de resposta da variável primária que usaremos como referência para comparar com os outros dois gráficos dados.

Fazendo a análise visual dos gráficos, podemos ver que a resposta referente à primeira opção de variável secundária é levemente mais rápida que da variável primária, o que não é o ideal.

Já a segunda opção de variável secundária apresenta uma resposta consideravelmente mais rápida que a variável primária, e portanto, essa variável deverá ser escolhida para ser a variável secundária do projeto.

Resposta

Segunda opção.