Exercícios Resolvidos de Tenacidade à fratura

Ver Teoria

Enunciado

Após consultar outras referências, escreva um relatório sucinto sobre uma ou duas técnicas de ensaios não destrutivos usadas para detectar e medir defeitos internos e/ou superficiais em ligas metálicas.

Passo 1

Aqui, vou falar rapidamente sobre dois ensaios não destrutivos:

Líquido Penetrante

O ensaio por Líquidos Penetrante é um dos melhores métodos para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade. Também são utilizados para a detecção de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes. Para aplicar o líquido é usado um pincel (ou algo do tipo). Depois de aplicado, o líquido age por um tempo de penetração. Depois de remover o penetrante do produto por meio de lavagem com água ou remoção com solventes, um revelador (talco) mostra a localização das descontinuidades superficiais com precisão.

Passo 2

Partículas Magnéticas

Usando esse método, podemos detectar defeitos de trincas, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, entre outros. O método está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material. As linhas magnéticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetória ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim uma região com polaridade magnética, altamente atrativa a partículas. No momento em que se provoca esta magnetização na peça, aplica-se as partículas magnéticas por sobre a peça que será atraída à localidade da superfície que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicação de defeito.

Para que as descontinuidades sejam detectadas é importante que elas estejam de tal forma que sejam “interceptadas” ou “cruzadas” pelas linhas do fluxo magnético induzido.

Resposta

O aluno deverá pesquisar sobre os END (Ensaios Não Destrutivos).