Exercícios Resolvidos de Tenacidade à fratura

Ver Teoria

Enunciado

A fratura simples é a separação de um corpo em duas ou mais partes em resposta à imposição de tensões ou variações de temperatura. Para a engenharia de materiais, é possível distinguir uma fratura em frágil ou dúctil. Acerca do processo de fratura, é correto afirmar que:

  1. a fratura frágil é caracterizada por uma extensa deformação plástica na região em que a trinca se propaga, de maneira relativamente lenta. No caso de fratura dúctil, as trincas se propagam de modo rápido e são acompanhadas de pouca deformação plástica.
  2. materiais frágeis apresentam pequenas trincas e defeitos de distintos tamanhos, geometrias e orientações. Quando a tensão de tração na extremidade de um desses defeitos excede o valor da tensão crítica, ocorre a formação de uma trinca que se propaga resultando na fratura.
  3. a tenacidade à fratura é a propriedade que mede a resistência de um material à fratura frágil, quando este possui uma trinca. A magnitude da tenacidade à fratura em deformação plana aumenta com o aumento da taxa de deformação e com a diminuição da temperatura.
  4. Charpy e Izod são técnicas de ensaio por impacto para determinar as características de fraturas dos materiais. No ensaio Izod, o corpo de prova tem um entalhe central e é apoiado em ambas as extremidades. No ensaio Chary, o corpo é engastado em um lado e recebe o impacto na outra extremidade.

Passo 1

Letra a)

A fratura dúctil é caracterizada por uma extensa deformação plástica na região em que a trinca se propaga, de maneira relativamente lenta. No caso de fratura frágil, as trincas se propagam de modo rápido e são acompanhadas de pouca deformação plástica.

Letra c)

A tenacidade à fratura é a propriedade que mede a resistência de um material à fratura frágil, quando este possui uma trinca. A magnitude da tenacidade à fratura em deformação plana diminui com o aumento da taxa de deformação e com a diminuição da temperatura

Letra d)

Charpy e Izod são técnicas de ensaio por impacto para determinar as características de fraturas dos materiais. No ensaio Charpy, o corpo de prova tem um entalhe central e é apoiado em ambas as extremidades. No ensaio Izod, o corpo é engastado em um lado e recebe o impacto na outra extremidade

Resposta

Letra: b)