Enunciado

Encontre o centroide da região mostrada, não por integração, mas por localização dos centroides dos retângulos e triângulos (do Exercício 39) e usando a aditividade dos momentos.

Passo 1

Vamos entender esse problema: Bom, o centroide como o próprio nome já nos diz é o centro de massa da região em análise. No nosso caso temos duas figuras a serem estudadas, o triângulo e o retângulo.

Para o retângulo temos que o centroide é localizado no ponto ( - 1 2 ,   1 ) e a área é 2 . Já o triângulo, tem área 2 e centroide ( 2 3 , 2 3 ) .

Para os cálculos usando a aditividade dos momentos, temos

x - = M y m = 1 m ∑ i = 1 2 m i x i

y - = M x m = 1 m ∑ i = 1 2 m i y i

Agora podemos substituir na fórmula e fazermos os devidos cálculos!!

Passo 2

Calculando a coordenada em x ,

x - = 1 2 + 2 2 - 1 2 + 2 3 = 1 12

Agora em y,

y - = 1 2 + 2 2 1 + 2 3 = 5 6

O centro de massa possui coordenadas ( 1 12 , 5 6 ) .

Resposta

( 1 12 , 5 6 ) .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que uma bola saia do repouso e após t segundos sua velocidade seja V m/s. Desprezando a resistência do ar, expresse V em termos de t como v = f(t) e ache o valor médio de f [0,2]. (sugestão :
Suponha que F seja continua em [a,b] e ∫ b a f ( x ) d x = 0 . Prove que existe pelo menos um numero c em [a,b] tal que f(c) = 0
Mostre que se g(x) = 1, o teorema ∫ b a f ( x ) g ( x ) d x = f ( x 0 ) ∫ b a g ( x ) d x , torna-se o teorema do valor médio para integrais.
Ache o valor médio da função f definida por f(x) = 49 - x ² ², no intervalo [0,7]. Faça uma figura. (Sugestão : ache o valor da integral definida, interpretando-a como a medida da área da região encer
Use ∫ b a f x g xd x = f x 0 ∫ b a g xd x p a r ap r o v a rad e s i g u a l d e ∫ - 1 / 2 1 / 2 s e n 2 π x c o s ⁡ ( π x )d x ≤ ∫ - 1 / 2 1 / 2 c o s ⁡ ( π x )d x