Um processo submetido a controle proporcional apresenta offset para degraus no setpoint e na carga. Sabendo-se que a variável controlada não apresenta ruído de medida, adiciona-se a esse controlador o modo derivativo. Em consequência da ação derivativa, o offset:
- Não sofrerá qualquer efeito.
- Será reduzido, mas não eliminado.
- Será eliminado.
- Aumentará na forma de um degrau.
- Aumentará na forma de uma rampa.
Passo 1
Nessa questão temos um processo que está sendo controlado por um controlador proporcional.
O enunciado nos diz que para variações degrau tanto no setpoint quanto no distúrbio, o processo apresenta offset, isto é, apresenta erro no estado estacionário. Isso faz bastante sentido já que o controlador proporcional por si só não é capaz de eliminar o offset.
Sendo assim, adiciona-se ao controlado proporcional, uma parcela derivativa. E o que devemos responder é o qual o efeito dessa parcela derivativa sobre o offset.
Mas, a parcela derivativa é responsável por prever a resposta do sistema e dessa forma adiantar o controle. Ela é responsável então por acelerar a resposta e diminuir a instabilidade do sistema. Sendo assim, a ação derivativa não influencia em nada no erro em estado estacionário, portanto o item correto é o item a).
Resposta
- Não sofrerá qualquer efeito.