Exercícios Resolvidos de Controlador proporcional-derivativo e proporcional-integrativo-derivativo

Ver Teoria

Enunciado

Um processo submetido a controle proporcional apresenta offset para degraus no setpoint e na carga. Sabendo-se que a variável controlada não apresenta ruído de medida, adiciona-se a esse controlador o modo derivativo. Em consequência da ação derivativa, o offset:

  1. Não sofrerá qualquer efeito.
  2. Será reduzido, mas não eliminado.
  3. Será eliminado.
  4. Aumentará na forma de um degrau.
  5. Aumentará na forma de uma rampa.

Passo 1

Nessa questão temos um processo que está sendo controlado por um controlador proporcional.

O enunciado nos diz que para variações degrau tanto no setpoint quanto no distúrbio, o processo apresenta offset, isto é, apresenta erro no estado estacionário. Isso faz bastante sentido já que o controlador proporcional por si só não é capaz de eliminar o offset.

Sendo assim, adiciona-se ao controlado proporcional, uma parcela derivativa. E o que devemos responder é o qual o efeito dessa parcela derivativa sobre o offset.

Mas, a parcela derivativa é responsável por prever a resposta do sistema e dessa forma adiantar o controle. Ela é responsável então por acelerar a resposta e diminuir a instabilidade do sistema. Sendo assim, a ação derivativa não influencia em nada no erro em estado estacionário, portanto o item correto é o item a).

Resposta

  1. Não sofrerá qualquer efeito.