Exercícios Resolvidos de Dimensionamento da Amostra com Desvio Padrão

Ver Teoria

Enunciado

Considere as seguintes assertivas a respeito de amostragem e assinale a alternativa correta:

(I) Para propiciar representatividade da amostra em inspeções da qualidade, o inspetor da qualidade pode estipular intervalos uniformes entre os itens a serem selecionados, por meio de um método de seleção de amostras denominado amostragem sistêmica.

(II) A amostragem estratificada proporcional, a amostragem por cotas e à amostragem por conglomerados são, respectivamente, amostragem probabilística, não probabilística e probabilística.

(III) O plano de amostragem aleatória consiste no sorteio de itens a serem testados, apresenta um comportamento homogêneo. mas dentro de uma parte da população que

Passo 1

Eaee!!! Belezinha? Bom... a questão nos dá um conjunto de afirmativas sobre a amostragem e nos pede para dizer qual está correta.

E aí? Vamos analisar cada uma e pensar um pouquinho??

Então bora junto!!

Passo 2

Primeiramente, vamos para a letra a):

Bom... a amostragem sistêmica é uma forma de amostragem probabilística que se baseia na seleção aleatória de um elemento e na adoção de um critério fixo para determinação dos outros elementos, como intervalos fixos entre elementos.

Sendo assim, esse método propicia representatividade à amostra.

Logo, essa afirmativa está correta!!

Passo 3

Agora, na letra b):

Bom... A amostragem não probabilística se classifica como uma forma de criação de amostras em que há escolha deliberada dos elementos da população.

Assim, ela não é tão rigorosa e sujeita ao julgamento do pesquisador.

Nesse conjunto se encontra a amostragem por cotas, na qual a população é agrupada em cotas baseadas em uma característica, como idade ou gênero, seguida pela seleção de indivíduos aleatórios dentro dessas amostras.

Já a amostragem probabilística se classifica quando a seleção dos elementos da amostra é aleatoriamente selecionada segundo um critério.

Nesse grupo encontram-se tanto amostragem estratificada proporcional quanto a por conglomerados, que selecionam agrupamentos aleatórios dentro da população para compor a amostra.

Assim, essa alternativa é verdadeira!!

Passo 4

Agora, a letra c):

A amostra não precisa ser necessariamente homogênea para que seja aplicado a esse método, visto que mesmo uma mostra heterogênea pode ser dividida em grupos homogêneos.

Assim, essa afirmativa é falsa!!!

Entendeu direitinho? Responde aee ;)

Resposta

  1. V
  2. V
  3. F

Exercícios de Livros Relacionados

Se uma amostra com 36 observações for tomada de uma população, qual deve ser o tamanho de uma outra amostra para que o desvio padrão dessa amostra seja 2/3 do desvio padrão da média da primeira?
Suponhamos que partículas α sejam emitidas por uma fonte radioativa, de acordo com uma distribuição de Poisson. Isto é, se for o número de partículas emitidas durante um intervalo de t minutos, então
Testou-se um componente que se supõe ter uma distribuição de falhas exponencial. Foram observadas as seguintes durações de vida (em horas); 108, 212, 174, 130, 198, 169, 252, 168, 143. Empregando esse
Compare o valor de P ( X ≥ 1 ) , onde tem distribuição, N ( 0,1 ) , com P t ≥ 1 , onde t tem distribuição t de Student com: a) 5gl., b) 10gl., c) 15gl., d) 20gl, e) 25gl.
Uma variável aleatória X tem distribuição N ( μ , 1 ) . Tomam-se vinte observações de , mas em vez de se registrar o valor real, somente anotamos se X era ou não era negativo. Suponha que o evento {X