Enunciado

Qual a diferença entre dimensão e unidade? Dê três exemplos de cada um.

Passo 1

Fala aí galera, bora começar mais um capítulo. Esta questão é teórica. É muito comum confundir os dois termos, mas depois de hoje isso não ocorrerá mais.

Uma dimensão é uma medida de uma quantidade física (sem valores numéricos), enquanto uma unidade é uma maneira de atribuir um número a essa dimensão. “Matheus, eu não entendi nada!”. Calma, pequeno gafanhoto, já vai entender com os exemplos.

Algumas dimensões são o comprimento (L), massa (M) e temperatura (T). Já as possíveis unidades delas são metro (m), quilograma (kg) e graus célsius (°C).

Percebeu a diferença?

Resposta

Uma dimensão é uma medida de uma quantidade física (sem valores numéricos), enquanto uma unidade é uma maneira de atribuir um número a essa dimensão.

Algumas dimensões são o comprimento (L), massa (M) e temperatura (T). Já as possíveis unidades delas são metro (m), quilograma (kg) e graus célsius (°C).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O número de Stokes, St, usado em estudos de dinâmica de partículas, é uma combinação adimensional de cinco variáveis: aceleração da gravidade g, viscosidade μ , massa específica ρ , velocidade U da pa
Um avião tem um comprimento de corda de L = 1,2 m e voa a Mach 0,7 na atmosfera padrão. Se seu número de Reynolds, com base no comprimento da corda, for de 7 x 10 6 , a qual altitude ele está voando?
O número de Richardson, Ri, que correlaciona a produção de turbulência por empuxo, é uma combinação adimensional da gravidade, da massa específica do fluido, do gradiente local de velocidade ∂ u / ∂ z
A antena do rádio de um carro começa a vibrar fortemente a 8 Hz quando o carro está a uma velocidade de 72,5 km/h por uma estrada irregular que aproxima uma onda senoidal de amplitude 2 cm e comprimen
Um mastro de bandeira longo, fino e liso verga perigosamente com ventos de 32,2 km/h ao nível do mar, causando um susto nos patrióticos cidadãos que se encontram em volta do mastro. Uma engenheira afi